Em sua nova missão a frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Fedeal, o deputado Luiz Couto sinalizou que sua gestão, como nas outras vezes que presidiu a CDHM, será aberta aos movimentos sociais, entidades e lideranças ativistas de Direitos Humanos.
“Realizaremos uma audiência pública aberta com os diversos movimentos sociais e organizações que atuam em direitos humanos, para definir uma pauta em comum do colegiado coletivamente. De qualquer forma, temos alguns pontos que pretendemos atuar fortemente: o enfrentamento das situações que envolvem violações de DH no Pará; um diálogo inter-religioso contra a violência, a prática de ódio na Internet; a situação de escolas fechadas, o que fere o direito humano à educação de pessoas em situação mais vulnerável; a situação da população em situação de rua e a situação dos defensores de direitos humanos, como os assassinatos e as ameaças a essas pessoas”, afirmou o novo presidente da CDHM.
Quem compõe a CDHM em 2018?
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias é composta por 18 membros titulares e 18 suplentes, responsáveis pela aprovação de projetos de lei em tramitação no colegiado, pelo monitoramento de violações de Direitos Humanos e a realização de audiências públicas, seminários e diligências em todo o território nacional.
Na composição do ano de 2018, alguns membros ainda não foram indicados pelas respectivas lideranças partidárias. Conheça agora quem são os integrantes nomeados para a CDHM neste ano, até o momento:
Titulares
Capitão Augusto (PR/SP)
Delegado Éder Mauro (PSD/PA)
Erika Kokay (PT/DF)
Iracema Portella (PP/PI)
Janete Capiberibe (PSB/AP)
Jéssica Sales (PMDB/AC)
João Marcelo Souza (PMDB/MA)
Luiz Couto (PT/PB) – Presidente
Luizianne Lins (PT/CE)
Marcon (PT-RS) – 1º Vice-Presidente
Maria do Rosário (PT-RS)
Padre João (PT-MG)
Paulão (PT-AL)
Ronaldo Nogueira (PTB/RS)
Sóstenes Cavalcante (DEM/RJ)
Suplentes
Franklin (PP/MG)
João Daniel (PT/SE)
Lincoln Portela (PR/MG)
Luiza Erundina (PSOL/SP)
Margarida Salomão (PT/MG)
Nilto Tatto (PT/SP)
Norma Ayub (DEM/ES)
Patrus Ananias (PT/MG)
Ronaldo Fonseca (PODE/DF)
Zé Geraldo (PT/PA)