O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), comemora a chegada ao Brasil dos 100 respiradores fabricados por estatal turca que servirão para a ampliação dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) em hospitais estaduais e de referência do Piauí no combate à Covid-19. A equipe técnica da Sesapi definirá como será feita a distribuição dos equipamentos.
Os aparelhos são fundamentais para a ampliação de mais 100 leitos de UTIs. Os estados de São Paulo, Bahia e as Prefeitura de Teresina e Recife também adquiriram os aparelhos com o mesmo fabricante.
O Governo do Estado aguarda mais 60 respiradores comprados pela Sesapi, no início do ano, quando o Governo do Estado começou a tomar medidas de prevenção e ampliação da rede de saúde ao se preparar para a chegada da Covid-19 ao Piauí.
Os equipamentos sofreram uma requisição administrativa por parte do Ministério da Saúde, e somente após decisão do STF, no dia 21 de maio, foram liberados e entregues 20 respiradores, que já foram instalados nos Hospitais Natan Portela e Getúlio Vargas. O restante, 60 ventiladores, devem ser entregues nos próximos dias.
CONSÓRCIO NORDESTE – Os estados do Nordeste compraram através do Consórcio Nordeste centenas de respiradores, mas as operações não deram certo. Em um dos casos o Consórcio chegou a pagar R$ 49 milhões antecipados mas os equipamentos não chegaram. O presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, está tentando reaver o dinheiro dos estados envolvidos.