Promessa do passado, obra da Nova Beira Rio, será entregue por Cartaxo nesta segunda-feira

Please enter banners and links.

Diversos prefeitos prometeram uma obra capaz de acabar com o alagamento histórico na avenida Beira Rio, na Capital. Nesta segunda feira, dia 3 de setembro, a Prefeitura entrega á população, o conjunto de obras que compartilha melhor os espaços para pedestres, usuários de transportes coletivos, ciclistas e condutores de veículos, com ciclovia, calçadas padronizadas, com todo o trecho sinalizado e aprazível.

O prefeito Luciano Cartaxo entrega nesta segunda-feira, dia 3, às 9h, a avenida modelo e inicia uma campanha de conscientização com os agentes de mobilidade urbana sobre o uso dos espaços. De acordo com o prefeito Luciano Cartaxo, a avenida simboliza uma nova ideia de estrutura urbana voltada para as pessoas.

“Nosso compromisso é proporcionar um trânsito cada vez mais seguro e democrático, onde pedestres e ciclistas sejam priorizados e possam trafegar de forma tranquila e acessível. A Beira Rio passou a ser um espaço de compartilhamento, onde todos os públicos convivem de forma harmoniosa. É a avenida mais completa do ponto de vista da mobilidade urbana e agora é um modelo para as demais avenidas da cidade”, afirmou.

O projeto de requalificação da Beira Rio foi desenvolvido envolvendo técnicos da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), professores universitários, ciclistas e a sociedade. Foi feito um levantamento detalhado da área, com registro fotográfico, topográfico e presencial e todo o projeto respeita o meio ambiente, com a arborização da via e as normas da ABNT quanto à acessibilidade.

Investimentos – Somadas as obras de requalificação e a ponte, o investimento total é de R$ 12,7 milhões. Para a construção da ponte, foi feito um elevado no nível da pista em cerca de dois metros e meio. Essa medida acabou de vez com o risco de o nível do rio subir mais que a altura da ponte, dando fim aos alagamentos que inviabilizavam totalmente o trânsito nos períodos chuvosos, pois na região a via se constituía apenas de uma pista sobre um bueiro, o que inevitavelmente causava os alagamentos.

Mas o conjunto de intervenções realizadas pela PMJP foi mais além, pois também incluiu o desassoreamento do Rio Jaguaribe, criação de um acesso entre a avenida e a Epitácio Pessoa, através da Rua do Capim, e o acesso ao Altiplano e toda a duplicação da Avenida Panorâmica, dentro do planejamento de mobilidade para a região. Hoje, a Nova Beira Rio é também a via de acesso turístico entre a praia e o Centro Histórico da Capital, unindo o turismo de sol e mar ao turismo cultural e histórico da terceira cidade mais antiga do País.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Adalberto Araújo, explica que a requalificação respeita e aprimora o potencial da Avenida. “Essa era uma via mais utilizada pelos veículos motorizados por falta de uma estrutura adequada para meios mais sustentáveis. A Prefeitura, nesse caso, identificou a vocação da Beira Rio para receber as pessoas e agora disponibiliza os equipamentos necessários para que elas possam optar por uma circulação sustentável, seja a pé ou de bicicleta”.

Trabalho de conscientização – Nesta segunda-feira (3), a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) fará um trabalho de conscientização envolvendo todos os tipos de uso da via. Equipes de agentes de mobilidades estarão espalhadas ao longo da via abordando motoristas, ciclistas e pedestres para alertar sobre a necessidade de atenção à sinalização e de respeito aos espaços destinados a cada segmento. O objetivo é contar com a adesão da população a essa ideia, que se tornará mote de intervenção em outros corredores.

Serviço
Assunto: Entrega da Avenida Modelo Beira Rio;
Dia: Segunda-feira  (3);
Hora: 9h;
Ponto de encontro: Avenida Beira Rio, no acesso à Rua do Capim.