Começa hoje Festa das Neves que celebra 433 de fundação de João Pessoa, capital da Paraíba

Please enter banners and links.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), já está com toda a estrutura da Festa das Neves concluída. Os festejos, que esse ano celebram os 433 anos de fundação da Capital Paraibana, têm início neste sábado (28) e termina no domingo (5 de agosto), com uma extensa programação religiosa, cultural e profana. Oito secretarias municipais estão envolvidas na organização com seus planos já definidos em termos de mobilidade urbana, segurança, atendimento à saúde, higiene e bem estar dos visitantes.

A Festa das Neves acontece em vários pontos do Centro, como a Praça 1817, o Ponto de Cem Réis, Avenida Visconde de Pelotas, Praça Rio Branco, Rua Conselheiro Henrique, Rua Vigário Sarlem, Avenida Dom Pedro I, Avenida Deputado Odon Bezerra, Praça Dom Adauto e Praça do Bispo.

Mobilidade – Com o objetivo de garantir a segurança e o acesso ao público que vai prestigiar a festa, bem como a fluidez do trânsito no local, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), definiu um plano especial de trânsito e transporte que inicia neste sábado até o domingo, 5 de agosto.

Os parques de diversão estarão instalados na Avenida Pedro I e na Rua Odon Bezerra. Já o estacionamento para os veículos do Samu, viaturas policias, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal será na Av. Visconde de Pelotas. No período da festa, a Semob inverterá o sentido de circulação da Rua José Coelho que ficará em direção à Rua Santo Elias.

A partir das 17h do sábado (28), haverá pontos de bloqueio na Praça Dom Adauto, Santo Elias com Av. Pedro I, Av. General Osório com Conselheiro Henriques, Barão do Abiaí com Av. Visconde de Pelotas, Barão do Abiaí com Treze de Maio, Professor José Coelho, Praça Dom Adauto com Deputado Odon Bezerra e Duque de Caxias com a Praça Rio Branco.

A Semob vai distribuir 15 agentes de mobilidade para executar o plano, atuando nos bloqueios dos trechos definidos. Durante a noite, agentes de mobilidade motociclistas vão monitorar todo o entorno do evento, apoiando os que estarão em oito pontos fixos para orientar condutores de veículos, operadores e usuários do transporte coletivo sobre os desvios.

Os pontos de táxis ficarão no anel externo do Parque da Lagoa Sólon de Lucena (anel externo próximo aos estabelecimentos comerciais), na Rua Barão do Abiaí com Visconde de Pelotas e Praça 1817 (parte de baixo).

Transporte Coletivo – Para atender ao público que irá prestigiar os shows promovidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nos dias 04 e 05 de agosto, a Semob comunica que as linhas do Projeto Tetéu estarão à disposição durante toda a noite. São elas: T001 – Grotão; T002 – Bairro das Indústrias; T004 – Valentina-Paratibe – Mussumago; T005 – Mangabeira VII; T006 – Mangabeira; T007 – Mandacaru; T008 – Cabo Branco; T009 – Tambaú; T010- Bessa; T011 e T012 (Circulares).

Além das linhas do Tetéu, os coletivos vão operar com uma viagem a mais a partir de 1h da manhã, realizando embarques no Parque da Lagoa com as linhas 116 (Colinas do Sul), 204 (Cristo), 302 (Cidade Verde), 701 (Acesso Oeste), 5201 (Colinas/ Epitácio) e 3200 (Circular).

Limpeza Urbana – Durante todo o período da realização da festa, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) irá disponibilizar aproximadamente 70 agentes para trabalhar nas vias do Centro da Capital para manter as ruas limpas antes, durante e após a realização do evento.

De acordo com o planejamento, as equipes ficam distribuídas nas vias onde funcionam os parques de diversão, barracas de alimentação, os pavilhões, além dos locais onde são realizados os shows e apresentações de grupos de cultura popular. Os serviços se estendem por vários pontos do Centro, como a Praça 1817, o Ponto de Cem Réis, Avenida Visconde de Pelotas, Praça Rio Branco, Rua Conselheiro Henrique, Rua Vigário, além das Avenidas Dom Pedro I, Deputado Odon Bezerra e Praças Dom Adauto e a do Bispo.

Segurança – Para garantir a segurança das pessoas será garantido um grande contingente da guarda municipal, além de agentes de controle urbano da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Para reforçar as principais medidas de fiscalização, a PMJP realizou uma palestra com o Corpo de Bombeiros e comerciantes informais.

Michel de Araújo Pinheiro, chefe de áreas públicas da Sedurb, lembrou que, quem não seguir essas normas de segurança, poderá ter sua barraca interditada. “Vamos focar nas instalações elétricas (conduites ou eletrodutos), as lâmpadas, que devem ser frias (fotoluminescentes ou LED), na estrutura das barracas, que a cada 30 metros deve conter uma dupla de extintores de incêndio (de água pressurizada ou ABC) e na segurança dos botijões de gás (mangueira, registro e selo do Inmetro). Tudo para garantir a segurança de todos”, garantiu Michel.

Ambulantes – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano disponibilizou 200 vagas para os comerciantes informais, entre barracas de pipoca, caipifrutas, espetinhos, isopor, barracas fixas e brinquedos. É obrigatório o uso de extintores de incêndio certificados pelo Corpo de Bombeiros nas barracas, como também o uso dos crachás e adesivos de autorização da PMJP.

Samu – Além da frota habitual de veículos e de um posto avançado, serão disponibilizados 31 profissionais durante o evento. No período de 28 de julho a 05 de agosto, será disponibilizada uma ambulância fixa em frente ao antigo Cine Municipal, na Rua Visconde de Pelotas e, nos dias 04 e 05 de agosto, haverá uma ambulância e o posto médico fixo para atender à população, nos dois dias de show realizado no Ponto de Cem Réis.

Shows – No próximo fim de semana, a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) preparou uma programação especial no Ponto de Cem Réis. No sábado (4), a programação começa às 17h com apresentação de cultura popular. Às 19h, o palco será da banda ‘Com Jesus há Esperança’ e logo em seguida será a vez do padre Nilson Nunes.

No domingo (5), aniversário da Capital, a primeira parte da programação será dedicada às crianças, com o show da banda Meu Quintal, que se apresenta às 16h. Depois será a vez dos grupos de cultura popular, seguido da cantora Gracinha Telles. Para encerrar a noite, o cantor Vicente Nery, ex-vocalista da banda Cheiro de Menina, que sobe ao palco às 21h, e vai interpretar os grandes sucessos de sua carreira.