Auditoria do Tribunal de Contas do Estado está de posse de listas de beneficiários do programa Empreender Paraíba. Chama a atenção algumas relações com nomes de políticos, doadores de campanha e servidores públicos efetivos. Os dados foram levantados por ocasião de Inspeção Especial de Acompanhamento de Gestão na prestação de contas do Fundado Estadual de Apoio ao Empreendedorismo , órgão comandando pela gestora Amanda Araújo Rodrigues.
O Empreender Paraíba é um programa tem como objetivo a concessão de crédito para incentivar a geração de ocupação e renda entre os empreendedores , bem como apoiar e fortalecer a economia solidaria, o micro empreendedor individual, o micro empresário, o empresário de pequeno porte e as cooperativas de produção do Estado da Paraíba.
O programa Empreender , segundo o Ministério Público Eleitoral, foi utilizado na campanha eleitoral de 2014 para beneficiar a campanha do atual governador Ricardo Coutinho. Há divulgação de matérias na imprensa de pessoas que receberam empréstimo do programa para votar e trabalhar na campanha. A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo – Aime – ajuizada na Justiça Eleitoral pelo Ministério Público em dezembro de 2014, pede a cassação de mandato do governador e da vice governadora. O relator do processo desembargador Carlos Beltrão, pode pedir nos próximos dias pauta para julgamento da Aime.
O advogado Sheyner Asfora , do Empreender Paraíba, na Prestação de Contas referente ao exercício do ano de 2017, pediu prorrogação do prazo para a defesa, o que foi deferido pelo relator do processo no Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Catão.