O Detran – Departamento de Trânsito- do estado de Goiás , se torna pioneiro no Páis ao lançar a carteira nacional de habilitação digital (CNH-e), que vai facilitar a vida dos condutores de veículos. O lançamento foi feito pelo governador Marconi Perillo lançou a nova CNH ao lado do ministro das Cidades, Bruno Araújo. A partir de agora a população de Goiás poderá apresentar através do celular, sua CNH, que terá valor jurídico da versão impressa da carteira.
Veja abaixo mais detalhes de matéria publicada no site do Governo do Estado de Goiás :
Ao lado do ministro das Cidades, Bruno Araújo, o governador Marconi Perillo lançou solenemente a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e), que traz maior mobilidade, praticidade e comodidade aos motoristas goianos num primeiro momento, e, a partir de fevereiro de 2018, a todos os condutores de veículos brasileiros.
Na prática, significa que a carteira de motorista, a partir de agora, poderá estar presente no celular de cada condutor, dispensando o uso do documento em papel. O processo de implantação do novo sistema começou pelo Estado de Goiás. A CNH-e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa da carteira de motorista e isso vai facilitar o dia-a-dia dos brasileiros.
O cidadão poderá utilizar o smartphone para se identificar em qualquer ponto do País. Para garantir acesso ao novo documento, o Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal, desenvolveu um aplicativo específico para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O sistema está disponível para os principais sistemas operacionais.
Como resultado final, a tela do smartphone do usuário apresentará as informações da carteira de motorista impressa, inclusive foto e QR Code (um código de barras em duas dimensões que dá acesso rápido às informações do condutor e evita fraudes). Uma das principais vantagens da CNH-e é a segurança, já que o documento eletrônico armazena dados em QR Code, dentro de um sistema criptografado de acesso às informações.
“Denatran enxerga eficiência no Detran-GO”
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, elogiou o alto grau de organização e de práticas tecnológicas avançadas em utilização no Detran-GO. Ele descartou a hipótese de Goiás ter sido escolhido para lançar a CNH-E, apenas pela sua proximidade com Brasília e a grande amizade que cultiva com o governador Marconi Perillo. “Me perguntam porque escolhemos Goiás para lançar este programa. Eu poderia dizer que seria pela facilidade da localização geográfica de Goiás, o que nos daria mais facilidade na preparação de todo o processo. Mas não, é dado à eficiência que o Denatran enxerga no Detran de Goiás”, destacou.
Bruno Araújo comentou que, a partir deste lançamento, o Governo Federal avança em iniciativas para a consolidação de um projeto de governo digital. Ele lembrou que, nas próximas semanas, o presidente da República irá lançar os primeiros Cartões-Reforma, que são inspirados também numa experiência doCheque-Moradia do Governo de Goiás.
Os condutores, Carlos Honorato, Gabriela e Agadir, representando respectivamente os motoristas profissionais, a nova geração e a comunidade tecnológica, fizeram uma exibição do funcionamento da nova carteira de motorista ao lado do ministro e do governador Marconi Perillo.
“Goiás Mais Competitivo e Inovador”
Em discurso na solenidade, o governador Marconi Perillo enfatizou o pioneirismo do Estado no aperfeiçoamento dos serviços prestados à população com a chegada da CNH-e. “A modernização da infraestrutura de atendimento do Detran de nosso Estado é uma prioridade para a administração, demonstrando compromisso com a eficiência e com a transparência dos procedimentos”, afirmou.
Goiás tem hoje 1,7 milhão de CNHs. Segundo o governador, até o final do ano quem fizer opção pela CNH-e, não vai pagar nada. A partir de janeiro será cobrada uma taxa de R$ 10. Hoje, o custo da CNH é de R$ 30. Ele garantiu que todas as unidades do Detran, tanto na sede quanto nos Vapt Vupt, já estão preparadas para emitir a nova carteira.
“Esta conquista – discursou – atesta a capacidade e a qualidade técnica dos nossos técnicos do Detran, e também o compromisso que o governo tem em relação à agregação tecnológica em todo serviço que é prestado aos 7 milhões de goianos”.
O governador agradeceu ao ministro Bruno Araújo por ter reconhecido no Detran-GO as condições para que Goiás se tornasse o primeiro estado a iniciar esse projeto revolucionário.
“Este momento – salientou – espelha o slogan que Goiás cultiva – Goiás Mais Competitivo e Inovador. Ao longo do tempo nós procuramos criar oportunidades, programas que efetivamente garantissem inclusão aos goianos. Muitas foram as nossas políticas públicas adotadas em outras unidades e pelo próprio Governo Federal”.
Marconi recordou que recentemente Goiás foi o primeiro estado a iniciar projeto inovador na área eleitoral e na identificação da segurança pública. “Goiás vem se preparando ao longo do tempo para garantir inclusão, acessibilidade, universalização a todos os goianos com a utilização desses meios”, comentou.
Por fim, destacou que a partir deste mês Goiás entrará pra valer no governo digital. “Este mês vamos acabar com papéis em toda a administração. É mais um avanço que nós vamos registrar no Estado. Goiás continuará avançando no sentido de garantir agregação tecnológica em todas as áreas de atuação do poder público”, concluiu.
A modernização presente na carteira de motorista digital também foi destacada pelo presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho. Ele acredita que a CNH-e é “uma tecnologia que veio para revolucionar o relacionamento do setor público com o cidadão”. “Temos avançado muito no sentido de acompanhar as demandas sociais e já contávamos com o processo de habilitação 100% digital, sem uso de papel ou processo físico”, observou Manoel Xavier.
Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás