O Governo do Estado da Paraíba acaba de comprar por quase meio milhão de reais ( R$ 424 mil) um moderno equipamento com diversas utilidades, entre as quais a de varredura, que detecta e localiza rapidamente dispositivos de escutas em pisos, paredes, gabinetes, salas e ambientes outros, transmitindo ou desligado.
A compra chamou a atenção de fontes ligadas a segurança pública, por se tratar de alto investimento e justificativa de necessidade de uso frequente desse equipamento por parte da P2 , serviço de inteligência da Polícia Militar da Paraíba.
O contrato da compra do equipamento, nº 0054/2019, foi assinado pelo comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, e pelo representante da empresa Berkana Tecnologia em Segurança Ltda, Milton Donizete Heineke Teixeira.
INFORMAÇÕES SOBRE O EQUIPAMENTO
Detector de junção não linear
O Detector de junção não linear ORION HX detecta e localiza rapidamente dispositivos eletrônicos ocultos em paredes, pisos, tetos, acessórios, móveis ou recipientes, independentemente se o dispositivo estiver transmitindo ou desligado. O ORION HX possui uma tela de toque que exibe graficamente a varredura e fornece o controle das configurações de operação do equipamento. Os gráficos podem ser capturados e salvos para referência histórica e relatórios.
Eficiência: a frequência de 2.4 GHz e a largura de banda de transmissão permitem detectar dispositivos eletrônicos muito pequenos, como um cartão SIM.
Usabilidade: possui diversos métodos de alertas e o display na própria antena do equipamento, permite ao usuário visualizar o alvo e display simultaneamente.
Portabilidade: leve, peso inferior a dois quilos, não exige montagem. Pronto para o uso.