Fontes do Blog informaram que o secretário de Administração Penitenciária , Tenente-Coronel Sérgio Fonseca faria na manhã desta quinta-feira, dia 25, uma visita à sede do 5º Batalhão da Polícia Militar da Paraíba, para fazer uma vistoria em locais que servem de “prisões especiais” para presos provisórias, que tenham curso superior ou estejam abrangidos pela lei, através do Código de Processo Penal.
Por telefone o Blog conversou com o secretário que estava na manhã desta quinta-feira na sede do 5º BPM , mas o Tenente-Coronel Sérgio Fonseca afirmou que nesse momento a visita era ao amigo Coronel Barros, comandante do 5º BPM, e não tinha relação com vistoria de locais onde ficam presos.
A lei estabelece que presos provisórios que estejam em rol na lei, a exemplo de quem tenham curso superior, fiquem recolhidos a “prisões especiais” ou em quartéis. A sede do 5º Batalhão da PM fica no bairro do Valentina de Figueiredo , para onde a Justiça encaminhou o ex-assessor da Secretaria de Administração do Governo do Estado, Leandro Nunes de Azevedo, e o empresário Roberto Kremser Calmon, presos na Operação Calvário.
A Operação Calvário realizou três fases, a primeira dia 14 de dezembro, a segunda no dia 1º de fevereiro, e a 3ª fase entre os dias 14 e 16 com a prisão da ex-secretária Livânia Farias. Uma quarta fase da Operação estaria próxima e alguns dos alvos podem estar entre os que tem requisitos para cumprir pena provisória em um Quartel, possivelmente o 5º Batalhão da PM.