O fortalecimento da integração entre as instituições foi tema central da palestra ministrada pelo promotor de Justiça Octávio Neto, que coordena o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba. No dia de sua explanação no I Seminário Estadual da Polícia Civil (Semepol), Octávio apresentou uma imagem simbolizando a atuação conjunta entre o GAECO e a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), da Polícia Civil paraibana.
“Esse símbolo representa muito. Quem diria que a gente iria, um dia, fundir os símbolos?
Sinto muito orgulho e satisfação de trabalhar em parceria com a DRACO, um trabalho digno de toda a reverência”, declarou o promotor, para um público de mais de 700 pessoas, entre policiais civis e outras autoridades.
Octávio Neto é o promotor com mais tempo de atividade no GAECO em todo o Brasil. Ele palestrou por quase 40 minutos para o público presente, dando detalhes de como o crime organizado funciona no país e de que forma as instituições de persecução penal devem combater o avanço das organizações criminosas.
“Estratégia é transformar aspirações em habilidades, e é exatamente isso o que a Polícia Civil está fazendo aqui hoje”, disse Octávio.