Apontado pela Força-Tarefa da Operação Calvário como chefe da organização criminosa responsável por desvios de mais de R$ 135 milhões da saúde e da educação no estado da Paraíba, o ex-governador Ricardo Coutinho protocolou pedido de registro de candidatura para disputar o cargo de prefeito de João Pessoa.
O site da Justiça Eleitoral já consta o pedido do socialista que apresentou como candidato a vice-prefeito Antônio Barbosa, do Partido dos Trabalhadores. A decisão sobre a queda de braço da chapa PSB/PT com a chapa PT/PCdoB formada pelo deputado Anísio Maia e Percival Henrique , será decidida pela Justiça.
O ex-governador Ricardo Coutinho tenta conseguir registro de candidatura mesmo em meio aos processos criminais que enfrenta a partir das investigações da Operação Calvário.
O Tribunal Superior Eleitoral tem três Aijes com julgamento em andamento em que em duas das Ações o relator ministro Og Fernandes votou pela inelegibilidade de Ricardo Coutinho. O ministro Luís Felipe Salomão pediu vista e deve apresentar seu voto nos próximos dias.