O prazo para realização de Convenções visando a homologação de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores, termina na próxima quarta-feira, dia 16.
Trata-se de um data estratégica pois será esgotado um prazo importante quanto a decisão de grupos e partidos políticos se unirem , ou não, para o pleito eleitoral.
Há por exemplo em curso uma tentativa de formação de uma frente de centro-esquerda cujo objetivo está além das siglas partidárias individualmente, mas de perspectiva de vitória de um grupo político . PV, PSB e PT estariam nesse campo ideológico.
Há igualmente a possibilidade dessa união no campo ideológico diametralmente oposto, colocando partidos de direita ,aliados do presidente da República na mesma chapa.
Mas as articulações que ocorrem nos bastidores não levam em consideração o viés ideológico, mas também composições que podem unir ex-aliados em eleições passadas.
O trabalho é intenso, pois os líderes políticos sabem que muitas eleições são vencidas na paciência e no diálogo durante os dias que antecedem o prazo final da Convenções. E esse prazo é quarta-feira, dia 16.