O deputado estadual Sargento Neto (PL) divulgou um vídeo em suas redes sociais para mais uma vez denunciar e chamar a atenção para o problema do baixo efetivo da Polícia Militar da Paraíba. De acordo com o parlamentar, o déficit na corporação do estado “é extremamente preocupante”.
Na publicação, Sargento Neto mostra que o vizinho estado de Pernambuco acabou de contratar 2.299 novos policiais militares recém-formados. “Lá, o governo entendeu que segurança se faz com efetivo. Já na Paraíba, o déficit só aumenta”, comentou o deputado, apontando números que mostram uma redução no efetivo.
Mas, conforme o parlamentar, o problema não para por aí. Medidas do governo, como a criação de novos batalhões, agravam a situação. “Cria batalhões novos, tirando policiais de onde já não se tem para colocar onde não tem ninguém. É querer tapar o sol com a peneira”, lamenta.
“Segurança pública se faz com policiais nas ruas, devidamente valorizados. E esse déficit, quem acaba pagando a conta é a sociedade paraibana, que sofre com os índices de violência crescentes”, concluiu Sargento Neto.
Em sua publicação, o parlamentar estadual aponta números divulgados pela imprensa que demonstram que a Paraíba tem um déficit de quase 50% no efetivo da PM e, além disso, a tropa encolheu mais de 4% nos últimos dez anos.