Conscientizar a população sobre a importância da segunda dose da vacina contra a Covid é uma questão de “vida ou morte” para o Ministério Público do Trabalho, do Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual da Paraíba.
Os órgãos estão engajados em fazer com que os cidadãos possam ter plena consciência de garantir, nas datas corretas, a segunda dose da vacinação.
A garantia da segunda dose da vacinação é essencial “para que o Estado possa ter uma retomada econômica mais segura e o retorno “normal” das atividades, seguindo protocolos de segurança”, diz o MPT em publicação em seu portal.
“Ninguém anda de bicicleta com um só pneu ou consegue enxergar bem só com uma lente dos óculos, não é? Do mesmo jeito é com a vacina contra a Covid-19: com apenas uma dose, você não está protegido”
Esta é a mensagem do vídeo lançado na última segunda-feira (06/09), nas redes sociais do MPT-PB, do MPF e do MPPB, assinado pelos três ramos do Ministério Público na Paraíba, juntamente com o Governo do Estado. Outras peças serão publicadas nas redes sociais durante este mês de setembro. A campanha reforça: “Tome a segunda dose. Você e toda a Paraíba precisam. Uma dose da vacina não basta!”.
MEIOS DE COMUNICAÇÃO – Os Ministérios Públicos também pediram apoio de redes de comunicação e TVs na Paraíba para veiculação do vídeo da campanha de conscientização, que também tem caráter preventivo, buscando evitar uma nova onda de casos de Covid-19, desta vez ocasionados pela nova variante Delta, já confirmada na Paraíba e ainda mais transmissível. A campanha reforça e lembra que o uso de máscaras deve continuar, bem como todos os cuidados, protocolos de segurança, higiene, distanciamento social e proteção à saúde. Pois, somente com a ajuda e a união de todos e todas vamos vencer esse vírus.
SOBRE O VÍDEO DA CAMPANHA – O vídeo da campanha – que tem 30 segundos – traz uma tela dividida ao meio, mostrando situações que permitem uma comparação sobre a importância da segunda dose da vacina contra a Covid-19. A cena 1 mostra uma mulher com um pé calçado e outro descalço. Enquanto o locutor diz: “Uma não basta, tem que ser duas”, ela caminha, atravessa a divisão da tela e se mostra com os dois pés calçados. A cena 2 traz a mesma ideia, mostrando, um homem usando óculos com apenas uma das lentes. Ele atravessa a divisão da tela e se mostra com os óculos completos.
A cena 3 do vídeo mostra um homem com uma bicicleta sem o pneu dianteiro. Ele atravessa a divisão da tela, enquanto o narrador diz “Uma só não! Duas”, e aparece com a bicicleta com os dois pneus. Durante a fala do narrador: “Tem coisas na vida que não dá pra ser pela metade, como a vacinação contra a Covid. Quem não toma as duas doses não está imunizado e atrasa o retorno das atividades normais. Tome a segunda dose. Você e toda a Paraíba precisam. Uma dose da vacina não basta. Tem que ser duas!”, aparecem dois idosos na sequência, um senhor sendo vacinado e uma senhora mostrando o cartão de vacinação completo.