A Usina Energisa, mantida pela distribuidora de energia elétrica, divulgou nota à imprensa nesta terça-feira, dia 4, para homenagear João Pessoa, terceira cidade mais antiga do Brasil , e reafirmar o compromisso com a cultura dos paraibanos.
“João Pessoa, a capital dos paraibanos, completa nesta quarta-feira, 5 de agosto, 435 anos de fundação. O dia em que é comemorado o aniversário da terceira cidade mais antiga do Brasil, também é celebrado como a data da fundação do estado da Paraíba. Com diversos atrativos turísticos e culturais, a “porta do sol”, que nasceu às margens do Rio Sanhauá, se destaca nacionalmente como um dos lugares mais agradáveis para se viver ou tirar férias”, diz.
“Além das belezas naturais encantadoras e de todo o patrimônio histórico, João Pessoa possui importantes aparelhos culturais que disseminam e valorizam a cultura paraibana. Entre eles, está a Usina Energisa, local onde a população tem contato com as mais diversas expressões da cultura do estado. Mantida pela distribuidora de energia elétrica Energisa, a Usina foi fundada em João Pessoa, no bairro de Tambiá, em 2003. Desde o início de suas atividades o lugar é destinado exclusivamente à divulgação das manifestações culturais paraibanas e da política de responsabilidade social da Energisa”, ressalta.
QUASE 20 ANOS DE USINA ENERGISA – Nos seus quase 20 anos de funcionamento, a Usina possui um calendário constante de shows, apresentações teatrais, culturais e de dança, palestras, eventos, encontros, feiras criativas e artesanais, exposições de arte e muito mais. A Usina mantém viva e forte a cultura do nosso estado e recebe com carinho os artistas paraibanos, classe que merece respeito e visibilidade para sua arte e trabalho.
Para que o papel social da Usina seja cumprido com eficiência, o prédio possui instalações apropriadas, no qual reúne a galeria de arte Alexandre Filho; a Sala Vladimir Carvalho; o Café da Usina; o Pátio externo para a realização de eventos ao ar livre e a Tenda da Música. Além destes, também existe em suas dependências o Espaço Energia, um museu educacional interativo onde o público pode conhecer aspectos técnicos e históricos do uso da eletricidade.
A Usina também realiza o tradicional projeto “Natal na Usina”, que se tornou o maior evento natalino da capital paraibana. Sendo realizado há seis anos, o projeto oferece uma programação cultural inteiramente gratuita para a população, que é uma verdadeira vitrine das artes paraibanas.
Mesmo em momentos atípicos como este, em que uma pandemia está sendo enfrentada, a Usina Energisa segue semanalmente disseminando e fortalecendo a cultura paraibana. Através de materiais veiculados na imprensa local ou em seu perfil na rede social Instagram (@usinaenergisa), dicas de obras e artistas são sugeridos para que a população paraibana continue consumindo estes conteúdos. Desta maneira, a Usina Energisa parabeniza e, ao mesmo tempo, presenteia João Pessoa mantendo vivo um valor imprescindível: a cultura do seu povo.