A semana está sendo marcada por Operações da Polícia Federal para combater fraudes em licitação, desvios de recursos, corrupção ativa e passiva, na administração pública no país.
Nesta quinta-feira, dia 28, a Polícia Federal deflagrou a Operação “Monturo”, para combater desvio de verbas públicas de limpeza urbana da Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais.
A deflagração conta com um efetivo de 96 policiais federais. A Polícia Federal representou por 24 mandados judiciais de busca e apreensão, que foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Uberaba e estão sendo cumpridos em Uberaba e nas cidades paulistas de Mauá e São Sebastião.
Iniciadas em 2018, as investigações identificaram indícios de relacionamento suspeito entre servidores da prefeitura e empresas subcontratadas pelas empresas executoras do serviço de limpeza urbana no município. Surgiram, ainda, evidências de superfaturamento, fraude a licitação, falsidade ideológica e recebimento de vantagens indevidas pelos servidores municipais.
Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde em face da pandemia do Covid-19, a Polícia Federal continua trabalhando para a manutenção da lei e da ordem, preservando o estado democrático de direito.
QUARTA-FEIRA, DIA 27 – A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (27/5), em uma ação da Força-Tarefa formada também por Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Ministério Público Federal e Ministério Público do Rio Grande do Sul, a Operação “Camilo” para dar cumprimento a 129 medidas judiciais.
As investigação apuram crimes de fraude à licitação, peculato, corrupção passiva, organização criminosa, ocultação de bens, crime de responsabilidade e desobediência. O prejuízo estimado, até o momento, é de R$ 15 milhões de reais em recursos da saúde, repassados pela União e pelo estado do Rio Grande do Sul a uma Organização Social.
TERÇA-FEIRA, DIA 26 – A Polícia deflagrou na terça-feira, dia 26, a Operação “Plata o Plomo”, que significa prata ou chumbo. A ação desbaratou esquema de atividade criminosa de empréstimos a juros por um grupo de colombianos no Brasil. O nome da Operação foi escolhido a partir de uma frase do traficante colombiano Pablo Escobar que ao se dirigir a policiais e investigadores que eles aceitassem o suborno “prata” ou chumbo “morte”.
A Operação Plata o Plomo, foi realizada no município de Altamira/PA, com o objetivo de combater atividade criminosa de empréstimo a juros, realizada por pessoas não autorizadas para, principalmente, pequenos empreendedores da cidade.
TERÇA-FEIRA, DIA 26 – A Operação Placebo deflagrada na manhã da terça-feira, dia 26, para apurar suspeitas de irregularidades em compras para combate a covid-19 tem semelhanças com a Calvário no Rio de Janeiro e na Paraíba. Em ambos os casos existe uma Organização Social contratada pelo Governo do Estado , e as duas Operações foram iniciadas a partir de investigações do Ministério Público Estadual compartilhadas com a Procuradoria Geral da República.
Outro dado comum às duas Operações Placebo e Calvário é o delator, Daniel Gomes da Silva, o controlador da Organização Social Cruz Vermelha contratada pelo então governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, logo no primeiro ano de mandato, para administrar o Hospital de Trauma de João Pessoa.
SEGUNDA-FEIRA, DIA 25 – A Polícia Federal, em parceria com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União deflagrou, na manhã de segunda-feira (25/5), a Operação DISPNÉIA. Foram cumpridos oito Mandados de Busca e Apreensão em domicílios, empresas e órgãos públicos em Fortaleza/CE e São Paulo/SP.
Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Ceará, após representação decorrente de Inquérito Policial que apura malversação e desvio de recursos públicos federais, bem como crimes previstos na lei de licitações, na aquisição de equipamentos respiradores em dois procedimentos de dispensa de licitação realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza/CE. A PF investiga a contratação de uma empresa paulista de duvidosa capacidade técnica e financeira para entrega dos equipamentos.