O estado da Paraíba desde que começou a aparecer no mapa dos estados brasileiros com registros de casos de coronavírus vem chamando a atenção de especialistas por embora não estar no epicentro da pandemia tem apresentado a maior taxa de letalidade, ou seja, maior percentual de mortes em relação ao número de casos confirmados.
Com os números confirmados no país até a quarta-feira, dia 15, a Paraíba registrava 151 casos confirmados com 21 mortes, resultando em uma taxa de 13,9% de letalidade.
O estado do Piauí com 75 casos confirmados e 8 mortes, tem a segunda maior taxa de letalidade com 10,7%. Pernambuco aparece em seguida com 1.484 casos confirmados e 143 mortes, com taxa de letalidade de 9,6%.
O estado de São Paulo que tem o maior registro de casos do Brasil a letalidade corresponde a metade em relação ao estado da Paraíba. Tem 11.046 casos e 778 mortes, com taxa de letalidade de 7%.
Os especialistas ouvidos pela imprensa tem citado que os casos de alta taxa de letalidade ocorre devido indicadores sociais e deficiência no sistema de saúde.