Quem será o “Rei” no tabuleiro da Operação Xeque-Mate ? – por Marcelo José

Please enter banners and links.

Xeque-mate representa o final do jogo de xadrez. Nessa situação o Rei, atacado, não tem como se movimentar para outra casa, tomar a peça que o ameaça ou bloquear o ataque com outra peça. Sob forte ameaça de captura, não há como escapar. Acabou o jogo.

Xeque-mate foi o nome dado pela Polícia Federal à operação que prendeu o prefeito de Cabedelo, Leto Viana, e mais 10 pessoas, entre elas, a primeira dama do município, e ainda diversos vereadores , representantes do povo na Câmara Municipal de Cabedelo.

No tabuleiro do jogo de xadrez são 32 peças no total, 16 de cada lado. Cada jogador dispõe de 8 peões, 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 dama e 1 “Rei”.

No jogo de xadrez , para chegar ao xeque-mate, é necessário, estratégia, raciocínio lógico, inteligência, memória, entre outras virtudes, inclusive paciência. Aos poucos vão sendo descobertos e removidos os peões, os cavalos, os bispos, as torres e a dama. Mas há uma pergunta, que muitos ainda não atentaram, e cuja resposta, deve estar guardada a sete chaves :

Quem será o “Rei” no tabuleiro do xadrez, da Operação Xeque-Mate ???

 

Marcelo José

Jornalista e advogado