As mães grávidas do município de Jericó, no Alto Sertão da Paraíba, estão passando por situação de falta de assistência médica, com o fechamento do Hospital e Maternidade Mãe Tereza, e ainda sofrem constrangimento pela não disponibilização de ambulâncias para se deslocarem para atendimento médico na cidade de Catolé do Rocha. A denúncia feita por vereadores do município já está sendo apurada pelo Ministério Público da Paraíba.
Um Inquérito Civil Público foi instaurado através do promotor de Justiça Stoessel Wanderley de Sousa Neto a fim de fazer as devidas apurações sobre o caso denunciado por vereadores. “foi noticiado por vereadores do Município de Jericó (a) negativa de disponibilização de ambulância para remoção de pacientes e (b) fechamento do Hospital Maternidade Mãe Tereza, que seria reformado, mas que, até a presente data, não teria sido reaberto à população, onde a demanda do município é encaminhada a Catolé do Rocha”, diz publicação de extrato da Promotoria.
O promotor determinou algumas providências para colher todas as informações sobre o caso. “Oficie-se à Secretaria Municipal de Saúde de Jericó-PB, requisitando que apresente resposta sobre as negativas de prestações de serviço de saúde relacionados
na reclamação, no prazo de 20 (vinte) dias, devendo ainda informar quais os modelos dos veículos do município destinados à remoção de pacientes, se se encontram em funcionamento e esclarecimentos sobre o fechamento/funcionamento do Hospital
Maternidade Mãe Tereza; oficie-se à Secretaria Municipal de Saúde de Catolé do Rocha-PB, solicitando informações sobre se possui relatórios consolidados sobre atendimento de pacientes oriundos do Município de Jericó-PB, no prazo de 20 (vinte) dias”, determina o promotor.
O descaso com mães gestantes na Paraíba é uma realidade. Mães de diversos municípios se deslocam frequentemente para receber atendimento em outras cidades por falta de maternidade e serviços à saúde de gestantes. Há registros de mortes no trânsito de grávidas que estavam sendo transportadas para o atendimento de parto, para consultas ou até mesmo quando retornavam para suas cidades.
RESPOSTA DA PREFEITURA DE JERICÓ – Segundo a Prefeitura de Jericó o prédio do Hospital e Maternidade Mãe Tereza está passando por reformas para melhor atender à população. O Portal da Prefeitura informa que graças a um convênio entre o Município e o Governo Federal está sendo investido o montante de R$ 948.703,88 para a realização dos trabalhos de ampliação e melhorias diversas na estrutura física da maternidade.
Os trabalhos incluem a reforma de 982,82m² de área existente, além da ampliação de aproximadamente 975,74m² de área. Após a ampliação, o espaço passará a ter 1958, 56m². Serão realizados serviços de pintura, troca de cobertura e piso, instalações hidráulicas e elétricas, adequações no layout externo para melhoria da ambiência. Haverá ampliação do bloco principal que irá contemplar CME, enfermarias, sala de exames, consultórios, sala de parto, salas de descanso e área de vivência.
O bloco cirúrgico será ampliado dispondo de URPA, posto de enfermagem, salas de descanso, além de vestiário e depósito de material de limpeza. O necrotério também será ampliado, além disso, será construída uma cobertura para estacionamento de carros, no ambiente externo da unidade. Além de aquisição de materiais mobiliários e aparelhagem para todos os setores da unidade de saúde.
A previsão é de que até o final do ano as obras estejam concluídas.