Depois da Europa, Helder Moura lança seu livro no México e nos Estados Unidos

Please enter banners and links.

Depois de participar do lançamento de sua obra na Europa, o  jornalista e escritor Hélder Moura lança, nesta quinta (dia 23), a versão em espanhol de seu livro “O Incrível Testamento de Dom Agápito”, na cidade do México. Já no dia 27, será a apresentação da versão em inglês, em Nova Iorque. A previsão é de que, no início de 2018, seja lançada também a versão em italiano, programada para Milão.

O romance narra de “forma sagaz e irônica, a história de Agapito, que se inicia em Óbidos, Portugal, a partir de um assassinato cometido pelo seu pai, quando então os dois fogem e se instalam numa pequena cidade do interior do Brasil”, conforme falou a editora Rosa Machado (Chiado Editora), durante lançamento na cidade de Lisboa, em 7 de julho de 2012.

A narrativa, recheada de dados históricos e lendas que povoam o folclore português, culmina com a morte de Agapito e seu incrível testamento, no qual exige que os seus bens sejam divididos entres os testamenteiros escolhidos dentre as principais autoridades locais (juiz, delegado, alcaide e vigário) e todas as pessoas que, convocadas publicamente, se apresentarem para relatar suas possíveis relações com o falecido.

A partir daí, forma-se uma imensa fila, e sucedem-se curiosos, e surpreendentes, depoimentos, movidos, em sua maior parte, por cobiça, vaidade, paixão e cupidez, causando comoção na pacata cidade e estremecimentos em diversas relações matrimoniais, quando a história caminha para um desfecho inesperado.

O livro, que está na 4ª edição em língua portuguesa (Miró Editorial), também foi lançado na Bienal de São Paulo e em João Pessoa, em 2012. Em 2013, em Óbidos (Portugal), e, na sequência, na Feira de Livros de Frankfurt (2013), Salão de Livros de Paris (2015) e Oslo (2016). Agora, está traduzido para inglês, espanhol e italiano. Tem lançamento previsto na cidade do México, dia 23 de novembro e, em seguida, em Nova Iorque.

O autor – Nascido em Campina Grande (Paraíba), Hélder Moura ingressou no jornalismo em 1983, e passou por diversas empresas de comunicação da Paraíba, exercendo funções de redator, colunista e editor, vencendo vários prêmios na categoria. Em 1985, após ganhar um prêmio nacional de poesia, lançou o livro de poemas “Coração de Cedro”. Em 2012, veio o romance “O Incrível Testamento de Dom Agápito”. Em 2017, o livro de contos “Inventário das Pequenas Coisas”. É psicanalista, mestre em Literatura e Psicanálise, desenvolve pesquisa sobre melancolia e criação literária e, atualmente, é professor de Lógica no Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, além de presidir a ONG Sol das Letras, em João Pessoa.