PMDB, após 18 anos, poderá comandar Prefeitura de JP – por Marcelo José

Please enter banners and links.

Depois de 18 anos o PMDB poderá ter novamente a oportunidade de administrar, com um prefeito titular do mandato, a Prefeitura da Capital. A última vez que a legenda teve essa condição foi no período de 1996 a 2000, com o prefeito Cícero Lucena. Lembrando que o segundo mandato de Cícero , de 2001 a 2004, já foi pelo PSDB. Manoel Júnior como integrante do PMDB já esteve no comando da gestão municipal de João Pessoa, mas em condições de vice prefeito.

Essa oportunidade do PMDB foi construída durante as eleições do ano passado, quando o PSDB abriu mão da indicação de vice para poder acomodar o PMDB na aliança. Com a tão esperada desincompatibilização do prefeito Luciano Cartaxo, virtual candidato ao Governo do Estado, a chance do PMDB surge, de forma clara e concreta. O vice prefeito Manoel Júnior (PMDB) teria pela frente 2 anos e 9 meses de mandato para continuar o projeto e tentar sua reeleição em 2020.

Com a redemocratização no País, o então prefeito Carneiro Arnaud foi o primeiro prefeito eleito pelo povo para administrar a cidade de João Pessoa, isso em 1986. Era filiado ao PMDB e ficou dois anos no poder, até final de 1988, quando foi eleito Wilson Leite Braga (PFL) que ficou na Prefeitura até abril de 1990 quando saiu para concorrer ao cargo de governador, perdendo as eleições para Ronaldo Cunha Lima.

Carlos Mangueira, do antigo PFL ( hoje DEM) assumiu o mandato de prefeito de João Pessoa em abril de 1990 e conluiu o mandato até o final de 1992.  Chico Franca do PDT foi prefeito de 1993 a 1996. E finalmente em 1996 foi eleito prefeito Cícero Lucena do PMDB, que concluiu seu primeiro mandato em 2000.

Cabe agora às lideranças do PMDB na Paraíba saber conduzir o processo eleitoral para Governo e sairá, antes das eleições com uma grande vitória, ou seja, depois de 18 anos, voltar a administrar a Prefeitura da Capital.