Nos últimos seis meses do ano passado (2018) foram consumidos 1.345 quilos de camarão, lagosta, polvo e peixes, na Granja Santana, residência oficial do governador do estado da Paraíba.
Relatório de auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, concluído recentemente, aponta tais despesas como irregulares devido os gastos excessivos com dinheiro público.
“Com a quantidade de camarão adquirida para o período de 6 meses, seria possível alimentar mais de 24 pessoas diariamente, ao consumo de 100g/dia. Fazendo-se o mesmo cálculo para os peixes, obtém-se que 45 pessoas poderiam comer 100g de peixe diariamente na residência oficial, por 6 meses”, diz o relatório dos auditores do TCE.
O relatório de auditoria foi concluído a partir de análises do documentos a exemplo de notas de empenho, autorização de pagamento, informações no Sagres do TCE, entre outras fontes de dados dos gastos da Granja Santana, na prestação de contas da Casa Civil do Governador referente ao exercício de 2018.
O relatório chama de “alarmante” o quantitativo de alimentos comprados na Granja, “as análises são suficientes para concluir que o quantitativo de alimentos adquirido para a Granja Santana é alarmante, especialmente considerando que, quando da realização de eventos, o serviço de buffet é contratado – gastos estes que serão melhor detalhados mais à frente neste relatório. Há que se considerar, ademais, a possibilidade de que alguns alimentos, isoladamente, não tenham sido comprados em grandes volumes. Quando somados aos outros, entretanto, o quantitativo passa a ser exorbitante em sua totalidade”