Blog do Marcelo José
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Marcelo José
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Justiça

Cel Francisco participa da posse da ministra Maria Elizabeth no STM e destaca primeira mulher a presidir a Corte

16 de março de 2025
Cel Francisco participa da posse da ministra Maria Elizabeth no STM e destaca primeira mulher a presidir a Corte

O coronel Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba, participou durante a semana da posse da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha na presidência do Superior Tribunal Militar, oportunidade em que destacou a simbologia desse momento em que nos 217 anos de história do STM essa é a primeira vez que uma mulher passa a presidir a Corte.

“Um momento extremamente gratificante para todos nós que fazemos a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros , para nossa instituição e para nossa entidade ( Clube dos Oficiais) termos sido convidados para participarmos de momento tão significativo. Durante 217 anos de existência do Superior Tribunal Militar , a Justiça mais antiga do país, a primeira mulher a participar desse colegiado como ministra do STM, e agora vai para a história como a primeira mulher a assumir a presidência do Superior Tribunal Militar”, destacou o coronel Francisco que preside o Clube e é vice-presidente da Feneme – A FEDERAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES DE OFICIAIS MILITARES ESTADUAIS- .

“A gente teve a oportunidade de participar , uma solenidade bastante prestigiada , e demonstra o significado da posse da ministra Maria Elizabeth na presidência do STM. A ministra Maria Elizabeth Guimarães é uma pessoa de relação próxima ao nosso Clube dos Oficiais,  pois já esteve algumas vezes aqui em João Pessoa,  e no Clube dos Oficiais  proferiu palestra sobre a importância do espaço das mulheres nas instituições, em particular na Polícia e Bombeiros Militares, e também esteve em evento sendo agraciada com o título de cidadã paraibana , que ela em todos os momentos retrata com alegria e orgulho desse título , então por tudo que a ministra representa para a Justiça Militar, para as mulheres e essa relação que foi construída com nosso clube e nossa instituição é muito gratificante para todos nós”, comentou o coronel Francisco de Assis.

MINISTRA FOI HOMENAGEADA EM EVENTO EM HOMANGEM AS MULHERES NO CLUBE DOS OFICIAIS DA PM/BM DA PARAÍBA – A ministra Maria Elizabeth, do Superior Tribunal Militar , foi uma das homenageadas, em evento do Clube dos Oficiais para celebrar o Dia da Mulher, em João Pessoa, realizado no dia 10 de março de 2023.

O coronel Francisco de Assis, presidente do Clube, na ocasião, fez a saudação às homenageadas, em especial a ministra Maria Elizabeth. A ministra fez palestra sobre a importância das mulheres nas instituições, com destaque para as que integram as forças de segurança pública, em especial as da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba.

O evento contou com a participação de mulheres representantes dos poderes e órgãos, a exemplo do Tribunal de Justiça, do MP, das Forças Armadas, da Polícia e Bombeiros Militares, do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa.

 

VEJA O VÍDEO :

 

 

ENTRA PARA HISTÓRIA COMO A PRIMEIRA MULHER A PRESIDIR O SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR-   A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha foi empossada, nesta quarta-feira , dia 12, como presidente do Superior Tribunal Militar (STM) para o biênio 2025-2027. A magistrada ocupa uma das cinco cadeiras destinadas a civis na Corte e faz história ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência do tribunal em seus 217 anos de existência.

A eleição para o cargo ocorreu em dezembro de 2024. Atualmente, Maria Elizabeth Rocha é a única magistrada entre os 15 integrantes do STM, que conta com cinco ministros civis e dez ministros militares – sendo quatro generais do Exército, três almirantes da Marinha e três brigadeiros da Aeronáutica.

A cerimônia de posse foi realizada na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília (DF), e contou com a presença de cerca de mil convidados. Na ocasião, também tomou posse o tenente-brigadeiro do ar Francisco Joseli Parente Camelo, que assume o cargo de vice-presidente e corregedor da Justiça Militar da União.

Mineira de Belo Horizonte, Maria Elizabeth Rocha já ocupou a vice-presidência do STM entre 2013 e 2015. Durante esse período, exerceu interinamente a presidência da Corte por nove meses, após a aposentadoria compulsória do então presidente, ministro Raymundo Nonato de Cerqueira Filho. Antes de ingressar no STM, atuou como procuradora federal e trabalhou no Congresso Nacional, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; o presidente do Senado e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre; e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota. Também prestigiaram o evento ministros do STF, como Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia e Dias Toffoli; o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o ministro da Defesa, José Múcio; e o ex-presidente José Sarney.

Discurso de posse

Em seu discurso, a ministra destacou seu compromisso com a luta pela igualdade de gênero.

“Sou feminista e me orgulho de ser mulher! A Constituição de 1988 nos emancipou, graças ao esforço de um grupo reduzido, mas combativo, de parlamentares eleitas em 1986, que garantiram a inclusão de direitos fundamentais para as mulheres. Agora, cabe a nós ressignificar nosso papel nas estruturas sociais”, afirmou.

Ela também ressaltou a desigualdade de gênero no Brasil, citando o Índice Global de Disparidade de Gênero de 2024, que coloca o país na 70ª posição.

“Infelizmente, o Brasil ainda é um dos países mais desiguais do mundo. Essa realidade reflete as mazelas de um Estado que ainda enfrenta discriminações e preconceitos arraigados em uma estrutura patrimonialista e patriarcal”, disse.

A ministra enfatizou a necessidade de avanços para que o país supere desigualdades e discriminações.

“Apesar dos progressos legais, ainda há um longo caminho para a construção de uma sociedade verdadeiramente igualitária. O ideal civilizatório é viver em um ambiente onde os talentos sejam reconhecidos sem estereótipos ou preconceitos sobre o papel de cada indivíduo na comunidade política”, concluiu.

Leia a íntegra do discurso de posse.

Assista à íntegra do evento, transmitido ao vivo pelo Youtube

OAF 0370

OAF 0864 boa

OAF 0836

 

 

OAF 0727

OAF 0654

OAF 0593

OAF 0575

 

 

 

 

 

 

Post Anterior

Deputado Sargento Neto apela ao governador João Azevedo para zerar ICMS de produtos da cesta básica

Próximo Post

Coronel Francisco informa que pagamentos dos RPVs da bolsa desempenho serão feitos em março e abril

Próximo Post
Coronel Francisco informa que pagamentos dos RPVs da bolsa desempenho serão feitos em março e abril

Coronel Francisco informa que pagamentos dos RPVs da bolsa desempenho serão feitos em março e abril

Maratona de criação de jogos unindo tecnologia, criatividade e inclusão acontece na Paraíba de 26 a 28 de março

Maratona de criação de jogos unindo tecnologia, criatividade e inclusão acontece na Paraíba de 26 a 28 de março

Sem conteúdo disponível
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb