Eije Kumamoto chegou na Paraíba, exatamente na cidade de Princesa Isabel, através do coronel José Pereira, de quem se tornou homem de confiança da revolução de 1930. Foi o primeiro imigrante japonês na Paraíba.
Depois de diversas homenagens em João Pessoa, no final de semana foi a vez da própria cidade de Princesa Isabel homenagear o filho ilustre.
Neste sábado a Câmara de Vereadores da cidade de Princesa Isabel outorgou à família de Eije Kumamoto, representada pelos irmãos Ítalo Kumamoto e Gilson Kumamoto, a Comenda Natália do Espírito Santo.
HISTÓRIA – Eije Kumamoto nasceu em 26 de outubro de 1902, na ilha de Kagoshima, sul do Japão. Em 1917, então com 15 anos de idade, desembarcou no porto de Santos-SP, de onde seguiu para o interior paulista, precisamente Santo Anastácio, para trabalhar nos cafezais.
Primeiro japonês a se fixar no Nordeste, primeiramente em Pernambuco, depois na Paraíba, precisamente em Princesa Isabel, em 1923, onde geriu os negócios do líder político e empresário José Pereira Lima, o coronel Zé Pereira, de quem foi também responsável pelo pagamento das tropas do oligarca sertanejo na chamada Revolta de Princesa, em 1930.
CASAMENTO COM DONA MARLY – Ousado, empreendedor, o ‘japonês’ prospera em suas atividades. Em 1937, casa com Marly Duarte Barbosa (neta do português Joaquim Rodrigues Duarte, pioneiro ao instalar a primeira usina de beneficiamento de algodão em Princesa, na segunda metade do século 19) e de cuja união nascem Francisco Ítalo, Eire e Gilson Kumamoto, os três renomados cardiologistas e Francisco Helder, advogado, todos hoje radicados em João Pessoa, onde são empresários do setor de saúde.
A cerimônia de entrega da maior honraria do Poder Legislativo local contou também com a presença de familiares dos dois filhos do imigrante oriental, que faleceu em João Pessoa em 1992. O prefeito de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, também participou da solenidade, que teve ainda a presença de parlamentares municipais, além auxiliares do Executivo e da comunidade princesense.
Emocionado, Ítalou Kumamoto relembrou que seu pai se referia à Princesa Isabel como “minha pátria”. Ele não escondeu a alegria pela homenagem recebida, juntamente com todos os seus familiares.
“Gratidão”, resumiu.
O prefeito Ricardo Pereira, por sua vez, destacou a trajetória de Eije Kumamoto, como também o legado deixado, que se segue com os filhos.
“O reconhecimento gratificante do Poder Legislativo tem um profundo significado na vida de todos nós. Prometo honrar tão importante homenagem”, afirmou o médico.
Blog do Marcelo José com informações do Blog do José Duarte Lima
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram