O governador Ricardo Coutinho lança oficialmente nesta segunda-feira (29), às 10h, em Palácio da Redenção, em João Pessoa, o calendário do ciclo de audiências públicas regionais do Orçamento Democrático Estadual – 2018. Serão, ao todo, 17 grandes plenárias, que se inicia em 1º de fevereiro e segue até o final do mês de março. Esse ano o Governo colocou o interesse particular acima do interesse público , antecipando o calendário para permitir que o governador Ricardo Coutinho e o secretário João Azevedo participem de todas as 17 plenárias, ainda investidos nos seus cargos. Caso o calendário se entendesse os dois não teriam acesso à uma cadeira na mesa, nem direito a discurso, pois como os dois têm prazo para desincompatibilizar até 7 de abril, não estarão mais nos cargos
Comparado com calendários anteriores percebe-se claramente a mudança, antecipando o início das reuniões, para começar em fevereiro e terminar final de março, às vésperas do prazo para desincompatibilização de quem ocupa cargo público e pretende disputar as eleições em outubro próximo. A manobra do Governo viabiliza a participação do governador Ricardo Coutinho e do secretário João Azevedo em todas as 17 plenárias até o final de março, pois só deixarão os seus cargos no início de abril, para concorrerem aos cargos de senador e governador este ano.
CALENDÁRIO DAS PLENÁRIAS DO OD EM 2017 COMEÇOU EM ABRIL E FOI ATÉ JUNHO :
O Governo já monta uma grande estrutura para a realização das plenárias em 17 cidades pólo em todas as regiões do estado da Paraíba. O governador , o secretário João Azevedo, deverão ir a todas as plenárias, acompanhados de deputados , auxiliares e lideranças políticas. Serão 17 grandes cidades na Paraíba que receberão a caravana do governador e do secretário João Azevedo, sendo elas Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Princesa Isabel, Patos, Taperoá, Sumé, Guarabira, Cuité, Itabaiana, Esperança, Solânea, Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa sediarão as plenárias nas quais o governador Ricardo Coutinho prestará contas das ações desenvolvidas pelo governo ao longo desses oito ciclos e ouvirá as reivindicações da população.
As audiências públicas do Orçamento Democrático Estadual devem reunir representantes dos 223 municípios paraibanos, além dos conselheiros do ODE, entidades e autoridades locais. O OD Estadual já envolveu a participação de mais de 243 mil pessoas ao longo desses sete anos de gestão e elegeu, recentemente, cerca de 500 conselheiros, representantes das 14 regiões geoadministrativas do Estado.
CALENDÁRIO DAS PLENÁRIAS DO OD EM 2016 FOI DE MARÇO A MAIO