A presença de usuários e comercialização de drogas nas calçadas e imediações do Mercado de Artesanato Paraibano, na praia de Tambaú, tem afastado os clientes e turistas do local. A revelação foi feita pelo vereador Carlos Gustavo, “Guga de Jaguaribe” nesta terça-feira, dia 26, após visitar o local e conversar com guia turístico, comerciantes e clientes.
“Quando os ônibus com os turistas chegam param no outro lado e quando eles descem para a calçada muitas vezes se deparam com usuários de drogas que vivem aqui nas calçadas e nas imediações e isso tem trazido constrangimento para nós e para os turistas, e isso tem gerado má impressão e prejuízo”, contou um comerciante.
O mercado de Artesanato Paraibano, de Tambaú, está completando 30 anos ( foi construído em 1991) e após receber o convite de comerciantes e profissionais que trabalham como guia turístico, esteve durante toda a tarde desta terça-feira no local para conhecer melhor o equipamento e ouvir as reivindicações.
“Já protocolamos requerimento ao secretário de segurança municipal, João Almeida, para que seja tomada providência para que os turistas ao chegarem nesses pontos turísticos possam sentir mais segurança e levar uma ótima impressão de nossa cidade. Vamos levar ao conhecimento do secretário de segurança pública, e ao comandante geral da Polícia Militar, para que essas forças juntas possam dar mais seguranças a nossos visitantes”, comentou o vereador.
A estrutura e a conservação do prédio chamaram a atenção do vereador. “Parabéns aos lojistas que se uniram e que fazem esse grande trabalho, com um prédio bonito, bem cuidado, com a presença de turistas comprando e utilizando as lanchonetes, e nesta terça-feira, a gente presencia um trio de forró pé de serra tocando nossa música regional, então estamos colhendo as reivindicações dos lojistas para viabilizarmos as providências”, destacou.
Além da presença de usuários e comercialização de drogas nas imediações, outros problemas foram relatados durante a visita, a exemplo de vagas para estacionamento, um elevador, e banheiros para cadeirantes.
Precisamos olhar para os problemas de toda a cidade. Nos bairros tem a questão da infraestrutura, de PSF, de calçamento, que nós precisamos estar ouvindo a população, e aqui também precisamos estar prontos para melhor receber os turistas, e o mercado de artesanato paraibano é um belo lugar e precisa deixar a melhor impressão a quem nos visita”, concluiu.
MERCADO DE ARTESANATO PARAIBANO – Com 128 lojas e duas lanchonetes, além de um amplo estacionamento, o MAP – Mercado de Artesanato da Paraíba – com seus 6100 metros quadrados de área, possui uma grande infraestrutura para atender ao turista mais exigente que visite o local.
O prédio em estilo colonial, dividido em dois pavimentos, já impressiona quem chega, pela exuberância e beleza arrojada de sua arquitetura que são percebidas ao longo de grandes arcos que cercam todo o mercado.
Segundo os artesãos do local e dono das lojas, na opinião dos turistas o MAP é considerado um dos mais belos e organizados centros de artesanato do Brasil.
O turista que visita o mercado vai encontrar em suas 128 lojas redes, mantas, cerâmica, trabalhos em madeira, crochê, arte em fuxicos, jóias artesanais, esculturas e artes plásticas em geral, entre tantos outros artigos.
Outro detalhe que não passa despercebido pelo visitante é a imensa variedade de guloseimas da culinária paraibana a exemplo de doces caseiros, cocadas, bolos, tapioca… etc. O Mercado de Artesanato Paraibano é um daqueles locais indispensáveis no roteiro do turista que visita João Pessoa.
VEJA VÍDEO