A Polícia deflagrou nesta terça-feira, dia 26, a Operação “Plata o Plomo”, que significa prata ou chumbo. A ação desbaratou esquema de atividade criminosa de empréstimos a juros por um grupo de colombianos no Brasil. O nome da Operação foi escolhido a partir de uma frase do traficante colombiano Pablo Escobar que ao se dirigir a policiais e investigadores que eles aceitassem o suborno “prata” ou chumbo “morte”.
A Operação Plata o Plomo, foi realizada no município de Altamira/PA, com o objetivo de combater atividade criminosa de empréstimo a juros, realizada por pessoas não autorizadas para, principalmente, pequenos empreendedores da cidade.
Cerca de 13 policiais federais foram nobilizados para o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em desfavor de parte dos investigados, todos da nacionalidade colombiana.
Nas buscas foram apreendidos mais de R$ 23 mil em diversas moedas estrangeiras, dentre elas: dólar, euro, pesos colombianos e bolívares venezuelanos. Além disso, foram apreendidas cinco munições calibre .38 e vários cartões de visitas utilizados para a cobrança diária dos valores no comércio.
Inicialmente, os alvos responderão por operar instituição financeira sem autorização, art. 16, da Lei nº 7492/1986 e integrar organização criminosa, art. 2º, da Lei nº 12850/2013.