As Cooperativas Agropecuárias da Paraíba divulgaram nesta segunda-feira, dia 30, uma nota lamentando do abandono que estão passando pelo Governo do Estado da Paraíba, com a situação agravada pela crise da pandemia do coronavírus.
Além de criticar diretamente o Governo pelo abandono as Cooperativas apontam sugestões cuja iniciativa, segundo elas, deveria ser do próprio Governo do Estado da Paraíba.
A primeira medida, segundo as Cooperativas, seria a criação de um Comitê de Gestão de Crise, que sequer nunca foi ventilado pelo Estado. Veja a nota abaixo :
NOTA PÚBLICA AO GOVERNADOR JOÃO AZEVEDO E À SOCIEDADE PARAIBANA
Nós, Cooperativas Agropecuárias da Paraíba, que representamos centenas de produtores rurais em nosso estado, gerando emprego e renda no campo e na cidade, e, sobretudo, contribuindo com a soberania e segurança alimentar dos paraibanos estamos tornando público o nosso descontentamento pelo abandono que o setor agropecuário vem sofrendo há muitos anos por falta de política de Governo, potencializado e agravado neste momento de crise na guerra contra o COVID-19.
Nesse momento, quem deveria assumir a liderança nas ações para o setor agropecuário, buscando formas de contingenciar e mitigar seus efeitos, seriam os gestores da Secretária do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – SEDAP, e da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido – SEAFDS. Contudo não é o que acontece, agora.
Eles, simplesmente, sumiram, deixando o setor à deriva. Desde o início desta crise não se manifestaram para nada. Sequer se reuniram com os representantes das entidades do setor produtivo, a exemplo da FAEPA/SENAR, OCB/SESCOOP, Secretários Municipais de Agricultura, CONAB e os representantes das Cadeias/Arranjos produtivos do estado.
Somos um setor essencial, pois com o nosso trabalho de produção, beneficiamento, distribuição e comercialização de alimentos, estamos na retaguarda no combate do coronavírus, alimentando e nutrindo a população.
Desta forma, fica aqui registrado o nosso repúdio contra esses gestores que se ausentam de suas funções públicas. Essa crise veio comprovar o quanto o nosso setor é desvalorizado, desassistido, não priorizado e sem planejamento efetivo.
Diante da ausência do Estado, da inércia dos gestores dos órgãos competentes, e da urgência que o momento exige, sugerimos:
Criação imediata de um Comitê Gestor de Crise para o seguimento agropecuário, composto pelas secretarias de agricultura do estado (SEDAP e SEAFDS), Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária — SESAES, Federação de Agricultura do Estado da Paraíba-FAEPA, Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB/PB, representantes das cadeias/arranjos produtivos do estado (avicultura caipira, bovinocultura leiteira, caprinovinocultura, fruticultura, apicultura, horticultura etc.), Associação/Sindicato de Transportadores de Cargas, Associação de Supermercados da Paraíba, bancos de fomento, Cooperativas Agropecuárias e de crédito;
Criação do plano de contingenciamento com definições de ações para:
Liberar Crédito Emergencial para aquisição de insumos e capital de giro;
Garantir a aquisição e distribuição dos insumos;
Criar acordo de comercialização com setor privado para aquisição de produtos de cooperativas agropecuárias do estado;
Ampliar as compras governamentais dos programas PNAE, PNPS/PAAS, PAA-CDS, PAA-Leite e Rede Hospitalar, através das cooperativas;
Zerar os impostos para a comercialização dos produtos agropecuários produzidos pelas cooperativas agropecuárias paraibanas;
Renegociar as dívidas com o EMPREENDER-PB, zerando os juros e multas, e parcelando em até 10 anos o saldo devedor; e
Realizar uma ampla reforma no setor agropecuário do estado, com a fusão das secretarias de agricultura, e colocando gestores técnicos, com amplo conhecimento e vivência no setor, com aval do setor produtivo do estado.
É nas crises que aprendemos grandes ensinamentos e, também, onde os verdadeiros lideres surgem.
Diante do exposto, solicitamos ações urgentes.
Campina Grande, 30 de março de 2020
COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS DA PARAÍBA