Mesmo com pouco tempo de atuação na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Wamberto Ulysses (Republicanos) já desponta como um dos parlamentares mais produtivos e comprometidos da Casa de Napoleão Laureano. Ele assumiu o mandato no fim de março, após a nomeação do vereador Marmuthe Cavalcanti para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), mas sua performance no legislativo surpreendeu positivamente e foi reconhecida em levantamento divulgado pelo portal Polêmica Paraíba, do jornalista Gutemberg Cardoso.
De acordo com o ranking, baseado em dados do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), Wamberto figura entre os melhores desempenhos da Câmara, mesmo tendo apenas um mês avaliado no período total de três meses analisado pelo estudo. O levantamento levou em conta critérios como produtividade legislativa, frequência nas sessões, uso da tribuna, participação nas votações, impacto social das propostas e presença na mídia.
Com nota final de 8,82, Wamberto se destacou com a apresentação de 65 matérias legislativas, sendo 8 Projetos de Lei Ordinária, atingindo nota máxima no quesito. Ele também obteve excelente desempenho em presença nas sessões (nota 9,5) e participação nas Ordens do Dia (nota 9,41), além de se pronunciar em 14 sessões ordinárias (nota 10). Também recebeu nota máxima pela apresentação de 8 OLPs (Outras Proposições Legislativas) voltadas para áreas como saúde, educação, assistência social, acessibilidade e combate à pobreza.
Desde que assumiu, o vereador do Republicanos vem consolidando seu mandato com pautas de forte apelo social e em diálogo direto com a população. “A minha voz e o meu trabalho estão à serviço das pessoas de João Pessoa, cidade que nasci, cresci, formei minha família e por quem tenho profunda gratidão por tudo que tenho e que sou”, afirmou.
Entre as proposições de maior repercussão apresentadas por Wamberto, destacam-se o projeto que garante a circulação de veículos particulares transportando pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas faixas exclusivas de ônibus; a criação do Programa de Prevenção aos Impactos das Apostas Online e de Combate à Ludopatia; e o projeto que cria um mecanismo de apoio aos hospitais filantrópicos, permitindo que contribuintes do ISS destinem até 3% do imposto diretamente a essas instituições, bem como às UPAs e policlínicas municipais.
“É uma iniciativa voltada a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em João Pessoa, garantindo atenção e cuidado a quem mais precisa”, justificou.
Com uma atuação pautada pela escuta ativa da população e compromisso com causas sociais, Wamberto Ulysses já se consolida como uma das vozes firmes e atuantes no Parlamento Municipal, demonstrando que, mesmo com tempo reduzido, é possível fazer a diferença no exercício do mandato.