Um microscópio cirúrgico que minimiza danos aos pacientes das neurocirurgias como sequelas graves, agora faz parte do arsenal tecnológico do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP. O equipamento foi entregue nesta segunda-feira (14), pelo deputado federal, Cabo Gilberto, na sede da unidade, e marca o Dia do Neurocirurgião no hospital, celebrado oficialmente nesta segunda.
O presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), que administra o HSVP, Geraldo Guedes Filho, destacou a importância da tecnologia para o hospital e é muito utilizado na neurocirurgia. “A unidade vinha lutando para comprar esse equipamento e graças a uma emenda do deputado Cabo Gilberto, foi possível se tornar realidade”, destacou.
Geraldo Guedes Filho enalteceu os investimentos realizados na compra de equipamentos e requalificações da infraestrutura no São Vicente nos últimos cinco anos, e só estão sendo possíveis por meio das emendas impositivas, pois os recursos SUS são limitados. “Essas inovações tem o objetivo de proporcionar um atendimento qualificado, principalmente aos usuários SUS que nos procuram”, lembrou.
O deputado federal, Cabo Gilberto, destacou a representatividade de 130 mil paraibanos por meio do seu mandato, e por isso, essas emendas vem ajudar ainda mais a população que precisa de atendimentos com qualidade aqui no São Vicente. “Vamos continuar ajudando o hospital todos os anos, para que possa continuar atendendo o público”, lembrou.
O coordenador do serviço de neurocirurgia do HSVP, Ronald Lucena, destacou a probidade administrativa do hospital, elevando o perfil a um dos hospitais filantrópicos mais sérios na Paraíba, fruto de dedicação do seu corpo gestor. “O São Vicente é um serviço que vem crescendo e a oncologia já atende quase o mesmo volume que o Laureano. Precisamos continuar crescendo, e o próximo passo é a aquisição de um acelerador linear para as radioterapias e um equipamento de ressonância magnética, e assim, termos um serviço completo”, disse.
O microscópio cirúrgico Tivato 700 é utilizado no tratamento de pacientes com tumores cerebrais malignos e benignos, malformações cerebrais, Síndrome de Arnold Chiari, além de doenças da coluna como hérnia de disco, entre outras.
O evento contou ainda com a participação do vice-presidente do IWGP, Ricardo Duarte, diretora administrativa, Sônia Delgado, diretor médico, Cláudio Filho, colaboradores da assistência e administração do hospital.