Cumprindo ordem judicial a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba afastou nesta sexta-feira, dia 15, Buega Gadelha do cargo de presidente da entidade. A sentença proferida pela juíza Karolyne Cabral Maroja Limeira, da 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande, foi confirmada pelo Pleno do TRT, através dos desembargadores, que por 5 votos a 2, ratificaram a determinação para afastamento de Buega.
VEJA TRECHO DO DISPOSITIVO DA SENTENÇA :
ENTENDA O CASO – Sindicatos patronais filiados à FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba – ingressaram com uma ação pedindo o afastamento de Buega Gadelha da presidência da entidade. Denunciaram diversas irregularidades e escândalos na gestão de Buega e do processo eleitoral.
A sentença da juíza Karolyne Cabral Maroja Limeira, da 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande, reconheceu a gravidade das irregularidades e determinou o afastamento imediato de Buega Gadelha da presidência da FIEP.
Buega Gadelha recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho através de um recurso ordinário, e para suspender os efeitos da sentença que determinou seu afastamento, interpôs tutela cautelar antecedente, conseguindo uma liminar concedida pelo relator, desembargador Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filhos.
Com a liminar concedida pelo desembargador Paulo Maia, ficaram suspensos os efeitos da sentença da juíza que determinou o afastamento de Buega.
Os Sindicatos interpuseram recurso de Agravo Regimental contra decisão monocrática do desembargador Paulo Maia, levando a lide para o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho.
O Ministério Público do Trabalho ofereceu parecer favorável ao pedido dos Sindicatos no sentido de cassar a liminar concedida pelo desembargador Paulo Maia, e restabelecer os efeitos da sentença prolatada pela juíza da 2ª Vara Criminal.
No último dia 29 do mês passado o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho, decidiu por 5 votos a 2, derrubar a liminar concedida pelo desembargador Paulo Maia e restabelecer os efeitos da sentença que determinou o afastamento de Buega.
AFASTAMENTO NESTA SEXTA-FEIRA, DIA 15 – Nesta sexta-feira assumiu interinamente o cargo o empresário e vice-presidente José William Montenegro Leal, que adotará as medidas cabíveis para o procedimento de escolha do novo presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.
“Nesse momento, os interesses da indústria paraibana são soberanos. José William é o diretor mais antigo da nossa entidade e eu tenho certeza de que ele conduzirá da melhor forma os próximos passos do Sistema. Eu, estarei cumprindo com minhas atribuições enquanto presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Óleos Vegetais e Animais do Estado da Paraíba – Sindóleos/PB e também como diretor tesoureiro da CNI. Desta forma, carrego comigo a convicção de que a Federação das Indústrias da Paraíba tem um legado irrefutável para a indústria do nosso estado. Não receio afirmar que sempre estive à frente das lutas mais relevantes em prol do desenvolvimento e fortalecimento da indústria da Paraíba”, declarou Buega Gadelha ao ser afastado do cargo de presidente da Fiep, após 29 anos comandando a instituição.
Na chapa eleita em setembro do ano passado para o quadriênio 2023-2027, o empresário da área da Construção Civil, José William Montenegro Leal, até então ocupava o cargo de vice-presidente para a Região Sindical de João Pessoa. Engajado nas lutas em defesa da indústria, José William é proprietário da Conserpa Construção, Conservação e Pavimentação Ltda.
“O interesse maior é o interesse da Indústria. Estou sendo alçado ao cargo, cumprindo fielmente o nosso estatuto e durante este período, faremos o possível para que a gente possa melhorar naquilo que é necessário e unir forças, unir a entidade para que tenhamos uma federação forte, uma federação que pense a Paraíba, que pense os interesses dos paraibanos e possa fazer com que esta Casa e o nosso estado tenham cada vez mais uma projeção nacional”, afirmou José William.
O Blog com informações e fotos da FIEP