O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) repudia veementemente falas como a da atriz Daniela Escobar, que insistem em sexualizar a categoria da Enfermagem. No podcast Papagaio Falante, na companhia do apresentador e humorista Sérgio Mallandro, a atriz comenta que enfermeiras usariam cílios postiços e unhas produzidas no cotidiano profissional para “catar médico”. Sérgio Mallandro ainda alude ao fetiche sexual pela fantasia de enfermeira disponível em “sex shops”.
A fala destas celebridades desrespeita a categoria e desconsidera sua missão de cuidar de pacientes, deturpando, ainda, a relação que possuem com seus colegas médicos. O Cofen defende que manifestações deste tipo corroboram o desrespeito que estas profissionais vivem diariamente, expostas a violência de gênero, preconceito de classe e machismo nos serviços de Saúde. Não há mais espaço na sociedade para a sexualização e estigmatização da Enfermagem e não admitimos que seja reforçado o preconceito infundado contra a maior força profissional da Saúde.
Lembramos que a legislação vigente no Brasil não recomenda adornos como anéis, pulseiras, relógios, colares, brincos e piercings, entre outros. Finalmente, gostaríamos de informar que tomaremos as medidas legais cabíveis contra as declarações públicas e pediremos direito de resposta no Podcast onde as mesmas foram veiculadas.
Fonte : Cofen