A Prefeitura de João Pessoa vai garantir, nesta quinta (8) e sexta-feira (9), pontos facultativos no serviço público municipal, a assistência em saúde à população, ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atendimento de urgência e emergência estará em pleno funcionamento, representado pelas unidades de pronto atendimento (UPAs), localizadas nos bairros dos Bancários, Cruz das Armas, Manaíra e Valentina.
As unidades hospitalares que compõem a rede de saúde de João Pessoa também estarão em pleno funcionamento, a exemplo do Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM); Hospital Municipal Infantil do Valentina (HMV); Instituto Cândida Vargas (ICV); Hospital Santa Isabel (HMSI) e Prontovida, sendo os dois últimos com atendimento apenas por meio de regulação. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP) poderá ser acionado, a qualquer hora do dia ou da noite, através do número 192.
Saúde mental – Nestes dias 8 e 9, a assistência de urgência em saúde mental do município continua sendo prestada pelo serviço do Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm), localizado em prédio anexo ao Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM).
Saúde bucal – Durante os dois dias de ponto facultativo, o atendimento em saúde bucal está garantido pelos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), localizados nos bairros da Torre e Mangabeira. No período citado, as unidades atendem exclusivamente casos de urgência e emergência, 24h por dia.
USF e policlínicas – As unidades de saúde da família, policlínicas municipais e os demais serviços que não atuam como porta de entrada de urgência e emergência, além dos setores administrativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS-JP), não terão atendimento ao público nestes dias 8 e 9, retornando a rotina normal na manhã da segunda-feira (12).