A paraibana Márcia Medeiros está representando o Brasil no 7º Encontro Internacional da Streetnet , que inicia nesta quarta-feira, dia 3, em Ruanda, na África. O evento reúne 200 delegados representando quase que todos os países do mundo para debater os desafios e os objetivos do trabalho informal no mundo.
Os representantes de diversos países do mundo estão chegando na cidade de Kigali, capital da Ruanda, onde os delegados de diversas nações debaterão a situação dos trabalhadores camelôs, ambulantes e feirantes, destacando onde houve avanços e buscando a garantia do exercício de direitos dos trabalhadores informais no planeta.
“O motivo de estarmos aqui é de discutirmos o trabalho informal pelo mundo. É uma experiência muito grande, pois você estabelece contatos com pessoas do mundo trocando informações e nossas vivências com os trabalhadores informais, discutindo qual o país onde avançou e onde não avançou. A maior discussão é que muitas vezes o trabalhador informal ele é tratado não apenas com falta de respeito mas também sendo tratado com violência por parte de quem faz o poder público. É muito importante a Paraíba saber que está aqui presente através de nossa participação em evento de tão grande importância. E desde já nossos agradecimentos a todos da Streetnet, da Unicab, e a todos os companheiros que formam nossa Ameg na Paraíba.
Aqui tudo muito organizado, estamos sendo muito bem acolhidos pelo povo de Ruanda, da África, e por todos os delegados dos países do mundo inteiro. Nossa luta tem muitos anos e tenho certeza que daremos mais um passo importante para buscar o respeito e valorização de nossos trabalhadores informais em todos os recantos do mundo, e no nosso caso, em especial em nosso país e em nossa Paraíba, onde muitas famílias sobrevivem e mantém suas obrigações através dessa atividade muito essencial para a economia e para a qualidade de vida de todos.
Teremos palestras aqui e explanação da situação onde tivemos avanços e onde ainda falta muita coisa avançar no trabalho informal”, comentou Márcia Medeiros, que já está na cidade de Kigali, capital da Ruanda, na África, onde ocorrerá o evento a partir desta quarta-feira.
AMEG – Márcia Medeiros é presidente da AMEG – Associação dos Ambulantes e Trabalhadores em Geral da Paraíba – com atuação na intermediação de conflitos em grandes cidades na Paraíba, e também na organização do cadastramento dos trabalhadores informais em festas populares como festa de padroeiro, festejos juninos ( São João, São Pedro, Santo Antônio), além de outros eventos tradicionais.
UNICAB – A AMEG é ligada a Unicab , União Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Camelôs, Ambulantes e Feirantes do Brasil, e luta para que os informais sejam reconhecidos como trabalhadores/as e tenham acesso aos direitos trabalhistas e à segurança social e o direito ao espaço público para o trabalho, pondo fim à precarização desse setor da sociedade, à criminalização a que estão sujeitos e assegurando condições para exercerem com dignidade seu direito ao trabalho.
STREETNET – A Streetnet internacional é uma Aliança de organizações de vendedores informais de diversos países, fundada em 2002 na África do Sul. Realiza grande encontros para debater a situação dos trabalhadores informais no mundo.
RUANDA – Ruanda é um país localizado no interior da África. Faz fronteira ao norte com Uganda, ao sul e a leste com Tanzânia e a oeste com a República Democrática do Congo. A fronteira com a República Democrática do Congo está estabelecida em grande parte pelo lago Kivu, sendo parte do Vale do Rift.