Cerca de 600 oficiais das Policias e Bombeiros Militares de todo o Brasil participaram, durante três dias, (quarta, quinta e sexta-feira), em Santa Catarina de importantes debates de temas de interesse da categoria em todo o país. O Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba esteve representado pelo presidente, coronel Francisco, e pelo diretor coronel Dutra.
O 8º Encontro de Oficiais Militares Estaduais, de 9 a 11 de março, foi promovido pela Associação dos Oficiais Militares de Santa Catarina – ACORS, – e foi encerrado com a Reunião Geral da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais com a presença do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.
“Parabenizamos aos oficiais da Associação dos Oficiais Militares de Santa Catarina pela organização e grandeza do evento. Encerramos com a reunião geral da Feneme representando todos os estados do Brasil. Tivemos temas de suma importância para a categoria, como por exemplo a Lei Orgânica, que cuja proposta data de mais de 20 anos, e que trabalhamos para que seja votada e aprovada no Congresso. Debatemos a questão da Lei de Proteção Social e como está ocorrendo nos estados, e o tema da importância da representação política. Foi bastante prestigiado o evento com presenças de membros do Judiciário, de autoridades da área de segurança e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés. Foi um grande e importante evento. Nossa caminhada não para, ela é contínua, permanente em busca e avanços, sempre”, comentou o coronel Francisco , presidente do Clube dos Oficiais da PM e BM da Paraíba.
AUTORIDADES – Ao longo do Encontro, foram ciceroneados pelo presidente da ACORS, Cel Sérgio Luís Sell, o Secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, o Secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Augusto Vieira, o deputado estadual Coronel Mocellin, o desembargador Getúlio Correa, presidente da Associação dos Magistrados das Justiças Militares Estaduais, o Cel Marlon Jorge Teza, presidente da FENEME, o Cel Marcelo Pontes, comandante-geral da PMSC, o Cel Marcos Aurélio Barcelos, comandante-geral do CBMSC, o Cel Wellington Bittencourt, comandante-geral da Polícia Militar do Alagoas, o Subprocurador-geral de Justiça Fábio de Souza Trajano, o Secretário de Segurança Pública do município de Florianópolis, Cel Araújo Gomes Jr, o Secretário de Segurança Pública do município de Itapema, Maj Geraldo Rodrigues Alves Jr, e o presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Brasil e do Distrito Federal, Cel Roberto Rodrigues de Menezes.
REUNIÃO GERAL DA FENEME – Nesta sexta-feira, 11 de março, a Reunião Geral da FENEME foi acompanhada por cerca de 300 Oficiais Militares provenientes de 18 estados e do Distrito Federal. Convidado para a Reunião em formato híbrido, acompanhada de forma presencial e a distância, o governador Carlos Moisés da Silva destacou em seu discurso o trabalho realizado para que Santa Catarina seja referência em Segurança, em Educação e em oportunidades de trabalho. O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do livro “FENEME 15 anos: uma história escrita com honra, equilíbrio e coragem”, em que a Federação relembra momentos emblemáticos desde a sua criação, em Florianópolis, quando apenas quatro entidades foram signatárias da ata de fundação, em dezembro de 2006. Hoje a FENEME representa cerca de 50 entidades de Oficiais Militares Estaduais, protagonizando conquistas como o Sistema de Proteção Social dos Militares e o Ciclo Completo de Polícia.
Para o Diretor Legislativo da FENEME, Cel Elias Miler da Silva, “Santa Catarina está sendo uma âncora para os demais estados buscarem o crescimento institucional, e é um modelo de associativismo para o país”. O Cel Sérgio Luís Sell, na condição de anfitrião, agradeceu a parceria da FENEME, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e, em especial, a presença dos Comandantes-gerais, que acompanharam as palestras técnicas, de cunho associativo e institucional ao longo de todo o evento.