O Programa Empreender era um banco que distribuía dinheiro público , a título de empréstimos, para ajudar pequenos empreendedores.
Mas ao longo dos anos muitos trabalhadores na Paraíba que queriam abrir e tocar seu pequeno negócio, não tiveram acesso aos recursos do Empreender.
Agora começa a se revelar porque faltava dinheiro para os pequenos negociantes. É que os cheques eram desviados para outras diversas finalidades.
Trecho de acordo de delação premiada de um ex-integrante do Governo Girassol revela que ele mesmo flagrou Pietro Harley com vários cheques de R$ 14 mil “e uns quebrados” no bolso.
O que causou espanto ainda mais no delator foi quando Pietro Harley chamou seu motorista e ordenou que fosse sacar os cheques em Taperoá e Guarabira.
Uma simples revelação mostra o quanto Pietro Harley tinha acessos no Governo Girassol que comandou o Governo do Estado da Paraíba a partir de 2011.
Pietro Harley foi preso dia 4 de fevereiro nas 11ª e 12ª fases da Operação Calvário em supostas práticas de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitação em compras de livros pelo Governo do Estado da Paraíba.
Também foram expedidos mandados de prisão preventiva nas mesmas fases da Operação contra José Edvaldo Rosas e Coriolano Coutinho, este último que já estava preso desde 9 de dezembro, por descumprir medidas cautelares.