O calendário cristão marcava uma segunda-feira ensolarada na capital do Estado da Paraíba, João Pessoa. Estava uma manhã ensolarada na Praça Pedro Américo, s/no, centro, local no meio de uma bela praça onde fica localizado até os dias atuais o prédio histórico do Quartel do Comando Geral (QCG), da Polícia Militar da Paraíba (PMPB).
Nesse local e dia, apresentavam-se após serem aprovados no concorrido concurso vestibular ao Curso de Formação de Oficiais (CFO), 35 (trinta e cinco) jovens homens e mulheres de posse de toda a documentação necessária para cumprir os requisitos administrativos e burocráticos estabelecidos no edital para o definitivo ingresso nas fileiras da briosa PMPB.
Vencida mais uma etapa do concurso, iniciou-se outra fase: o curso de formação propriamente dito. Três foram os “longos e árduos” anos de preparação intelectual, física e moral para aqueles que, em 17 de dezembro de 1993, tornar-se-iam os “Aspirantes Pioneiros” da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco (APMCB).
Passados exatamente 30 (trinta) anos do ingresso, eis que nem todos conseguiram concluir as duas jornadas: tempo de serviço na Corporação e chegar vivo. Teve-se a morte prematura de Carlos Eduardo Batista dos Santos em 29 de
novembro de 2018, por complicações na saúde, no posto de Tenente Coronel.
Dos 35 (trinta e cinco) pioneiros que ingressaram, concluíram 24 (vinte equatro) desses e, na data atual, a turma está composta de 17 (dezessete), sendo em
ordem alfabética e posto: ANDRÉA FRANÇA CÔRTES DA SILVA – Ten Cel, ANTÔNIO ELIAS DA COSTA NETO – Ten Cel, ARNALDO SOBRINHO DE MORAIS NETO – Ten Cel, FABIANO MENDES DE MEDEIROS – Ten Cel, FRANCIMAR VIEIRA LINS – Ten Cel, HAMILTON TORRES HOLMES – Ten Cel, HÉLIO DE ARAÚJO FIRMINO – Cel, JEFFERSON PEREIRA DA COSTA E SILVA – Cel, JOSEVALDO BAZANTE MENDES – Ten Cel, JURANDY PEREIRA MONTEIRO – Ten Cel, MARIA JOSÉ ALVES BEZERRA FILHA – Ten Cel, ONIVAN ELIAS DE OLIVEIRA – Ten Cel, PAULO ALMEIDA DA SILVA MARTINS – Cel, ROBERTO ALVES DA SILVA – Ten Cel, ROSANA SOUZA DE LUCENA – Ten Cel, VALTÂNIA FERREIRA DA SILVA – Ten Cel e WALTER DIAS DE ARAÚJO JÚNIOR – Ten Cel.
Durante esses trinta anos, a turma como um todo exerceu e ainda exerce, funções de destaque na Corporação, entre essas pode-se mencionar: Chefe da Casa Militar do Governador, Coordenador Geral do Estado-Maior Estratégico, Comandante do Comando de Policiamento da Região Metropolitana, Comandante de Policiamento Regional I, Comandante do 1o BPM, Comandante do 10o BPM, Comandante do 14o BPM, Diretor de Gestão de Pessoas, Diretor do Hospital General Edson Ramalho, Vice Diretor do Centro de Educação, Comandante do Grupamento de Ações Táticas Especiais, Comandante do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa, Comandante do Regimento de Polícia Montada; bem como outras tantas em nível de Companhia, Seção e Pelotão.
Um de seus integrantes foi o responsável pelo primeiro curso ministrado pela própria PMPB, sendo ele o Curso de Ações Táticas Especiais (CATE) no ano de 1996.
O pioneirismo continuou no ano seguinte, 1997, quando da criação do Esquadrão de Polícia Montada “Cel Calixto”, que teve a participação direta de dois integrantes da turma. Um perfil voltado a educação e aperfeiçoamento contínuo, além da ênfase no cuidado com o bem estar e qualidade de vida, são marcas que acompanham as gestões do integrantes da turma pioneira nas mais diversas funções ao longo desse período.
Agora, resta além das várias lembranças, o último ato administrativo inerente a todos os policiais militares: a transferência para a reserva remunerada ex-offício ou a pedido. Daí, finalmente, todos os vivos da turma poderão dizer “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).
Aos ASPIRANTES PIONEIROS da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, que este 04 de fevereiro de 2021, possa servir de reflexão da longa estrada percorrida e que as biografias ecoem na eternidade da história da Polícia Militar da Paraíba.
Uma continência na posição de sentido com atitude, gesto e duração para os que abnegaram do seu conforto para servir e proteger aos paraibanos e visitantes do nosso sublime torrão.
Que Deus nos autorize a abrir os olhos, respirar e andar com as próprias pernas por mais vários outros 04 de fevereiro.