Representantes de entidades contábeis na Paraíba entregaram ao secretário Executivo da Receita da Prefeitura de João Pessoa, Sebastião Feitosa um documento com reivindicações para agilidade e sintonia dos procedimentos s de inscrição municipal e emissão de alvarás.
O encontro, promovido pelo Secretário Executivo de Finanças e Presidente do CRCPB, Brunno Sitônio e pelo Secretário Executivo da Secretaria da Receita de João Pessoa, Sebastião Feitosa, aconteceu no Dia do Empresário Contábil. A reunião debateu, entre outros assuntos, os gargalos, as ações e sugestões para a regularização do processo de inscrição municipal e emissão de alvarás.
Entre as reivindicações apresentadas estão: o retorno da automação das inscrições municipais; a liberação da Taxa de Inscrição Municipal de forma automática e o aumento do quadro funcional de fiscais. “Essa reunião, em pleno Dia do Empresário Contábil, é um grande reconhecimento da representatividade e importância da nossa categoria, e as perspectivas para o atendimento das nossas reivindicações são as melhores possíveis, uma vez que nossos secretários conhecem bem as nossas dores”, finalizou Abelci Assis, Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba (Sescon).
Também participaram da reunião: Rômulo Teotônio, Vice-Presidente do CRCPB; Vinicius de Morais, Coordenador Adjunto da Comissão de Prerrogativas da Profissão Contábil do CRCPB; Abelci Daniel, Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba (Sescon), Moisés Alves Vice-presidente do Sescon PB; Laércio Braga, presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado da Paraíba (SINCONTÁBIL-PB); Terezinha Fernandes, Conselheira e Coordenadora da Comissão da Mulher do CRCPB; além de Samya Negreiros, Diretora do Setor de Análises e Informações da Secretaria de Planejamento.
“Um momento importante, no qual reunimos as entidades representativas da categoria, no dia em alusão ao empresário contábil, justamente para mostrar o compromisso com os profissionais da contabilidade da Paraíba para discutir, entre outros assuntos, o planejamento e as ações para a regularização do processo de inscrição municipal e alvará. A reunião também é importante pois reitera nossa responsabilidade com a classe contábil, seja como Secretário de Finanças do Município, seja como Presidente do CRCPB, trazendo à pauta as principais demandas dos profissionais”, declarou Brunno Sitônio.
O encontro foi marcado por um clima de positividade e entusiasmo com a nova gestão da cidade de João Pessoa. “Estamos com uma nova administração, cuja disposição é trabalhar com base no respeito. Respeito ao cidadão, aos servidores e aos profissionais que dependem dos serviços da prefeitura”, destacou o Secretário Executivo da Secretaria da Receita, Sebastião Feitosa.
Quem também destacou a boa expectativa em relação aos novos gestores foi Laercio Braga, presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado da Paraíba (SINCONTÁBIL-PB) “Esse novo secretariado, formado por pessoas dinâmicas e experientes, traz uma série de boas expectativas para a melhoria dos serviços municipais”, enfatizou.”
Segundo o vice-presidente do CRCPB, Rômulo Teotônio, as pautas discutidas são pleitos antigos da classe contábil. “Estou muito feliz com esse novo olhar aos empreendedores e respeito ao cidadão. Essa força-tarefa criada era um pleito antigo, mas, sob esse olhar de uma gestão técnica, a gente já vê uma preocupação com esses processos parados, o que nos dá uma dimensão do quanto os contribuintes estão sendo prejudicados, assim como a economia do município”, afirmou. Rômulo lembrou também que o travamento da automação das inscrições municipais gera prejuízos tais como: a não emissão de nota fiscal, a impossibilidade de adesão ao simples nacional e até mesmo a concorrência desleal em alguns casos.
Ao final do encontro, Vinicius de Morais, Coordenador Adjunto da Comissão de Prerrogativas da Profissão Contábil do CRCPB e Abelci Assis, Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis da Paraíba (Sescon) entregaram as reivindicações da classe ao Secretário Executivo de Finanças de João Pessoa e ao Secretário Executivo da Secretaria da Receita de João Pessoa.