Policiais militares da Paraíba encaminharam ao Blog indicadores e dados com informações preliminares sobre premiação Paraíba Unida Pela Paz – PPUP- do 1º semestre de 2020, realizado pelo NACE – Núcleo de Análise Criminal e Estatística – da Secretaria de Segurança Pública do estado da Paraíba.
Ao comparar os números de homicídios do primeiro semestre de 2019 houve uma diferença entre os que foram anunciados pelo Governo no portal do próprio Governo, com 476 assassinatos, e os dados da análise do NACE, em que somam 457 homicídios.
O receio dos militares é que na estatística do NACE os números de homicídios de 2019 são menores, quando comparados com os que foram divulgados em julho do ano passado. E há preocupação de que essa diferença se não for esclarecida pelo Governo venha a prejudicar os policiais no pagamento da premiação.
O Governo do estado ano passado divulgou, conforme print publicado nessa reportagem, que no semestre passado foram 476 assassinatos. Na estatística do Nace esses números teriam 457 , referentes ao mesmo período, 1º semestre de 2019.
Ao perceberem a diferença os policiais ficaram em dúvida para saber realmente qual o número que está valendo para comparar com 550, o número de assassinatos ocorridos este ano de 2020, para a partir daí fazer os comparativos por região e certificar quem terá direito a receber a premiação.
O Governo do Estado ano passado fez uma série de publicações sobre os números de assassinatos porque quando comparou 2019 com 2018 houve uma redução.
Mas como houve aumento do número de assassinatos este ano em relação ao ano passado o Governo esconde os números e não faz publicação desses dados para conhecimento da sociedade.
O Blog encaminhou o levantamento do Nace ao coronel Euller Chaves, comandante geral da PM, para que pudesse emitir sua opinião ou posição sobre os dados, mas ele não se manifestou.