O médico Ítalo Kumamoto , diante da apreensão da população em relação ao coronavírus, orientou quais medidas devem ser tomadas, lembrou que os idosos são os que mais estão sob o risco de complicações, e tratou de recomendar que se evite o pânico.
Neste domingo o Blog manteve contato com o médico Ítalo Kumamoto para esclarecer à população sobre a importância de tomar medidas importantes, e evitar o pânico.
“Todas as instituições de saúde estão preparadas para atender pacientes suspeitos da infecção pelo coronavírus seguindo o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde. Com o conhecimento adquirido nos casos da China e da Itália estamos orientando à população para evitar o pânico seguindo as recomendações básicas – lavar as mãos com frequência com sabão ou álcool, isolamento social evitando ambientes fechados, aglomerados, shopings, até ir à missa e agendar consulta que possam ser postergadas por alguns dias”, afirmou.
Sobre a questão dos idosos doutor Ítalo Kumamoto tratou de informar sobre cuidados especiais. “Já sabemos que são os idosos, em particular, os fragilizados por doenças crônicas, os de maior risco de complicações pulmonares e necessidade de uti.
Daí, recomendações especiais para este grupo!”, alertou.
Especialista em cardiologia o médico Ítalo Kumamoto não se omitiu de atender ao Blog e se colocou à disposição para ajudar a esclarecer a população. “O Memorial continua funcionando normalmente, preparado para as ocorrências que vierem a surgir.
Colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos, não como infectologista, mas como médico e membro do corpo diretor do Memorial”, concluiiu.