Está publicado no Diário da Justiça Eletrônico, do Poder Judiciário da Paraíba, edição desta segunda-feira, dia 9, despacho do desembargador Ricardo Vital de Almeida, não conhecendo de pedidos formulados pelo ex-secretário do Governo do Estado de Alagoas, Jardel da Silva Aderico, que está preso preventivamente no âmbito da Operação Calvário.
O desembargador Ricardo Vital de Almeida é responsável , na Justiça da Paraíba, em segundo grau, pelos atos processuais relativos a Operação Calvário, Força-Tarefa que desvendou o maior escândalo de corrupção do dinheiro público na Paraíba, em todos os tempos.
Jardel da Silva Aderico foi secretário de Estado do Governo do Estado de Alagoas, e é alvo de mandado de prisão preventiva expedido pelo desembargador Ricaardo Vital de Almeida. O investigado não estava em Alagoas no dia da deflagração da Operação, mas dias após se entregou à Justiça.
Jardel da Silva Aderico, segundo as investigações , além de ex-secretário de Estado de Alagoas, também era empresário do ramo de livros que dava propina a agentes públicos em troca de milionários contratos com o Governo do Estado da Paraíba, no âmbito da Secretaria de Educação.
DESEMBARGADOR DETERMINOU TRANSFERÊNCIA DE PRESO – O investigado já teve pedidos de soltura, tanto no Tribunal de Justiça da Paraíba, quanto no Superior Tribunal de Justiça, ambos negados. Jardel da Silva Aderico que passou período preso em Maceió, Capital de Alagoas, por determinação do desembargador Ricardo Vital de Almeida, foi transferido para a penitenciária Hitler Cantalice , no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.
Os advogados Sânzio Baionet Nogueira (OAB/MG83.092) E João Carlos Krakauer (OAB/MG 168.112) após a transferência do preso para a Paraíba peticionaram nos autos com diversos pedidos, que não citados no despacho, e que não foram conhecidos pelo desembargador Ricardo Vital.