Uma Operação com 200 homens da Polícia Federal cumpriu, na manhã desta terça-feira, dia 19, 4 mandados de prisões temporárias, 40 mandados de busca e apreensão em gabinetes de magistrados, fóruns, escritórios de advocacia, por ordem do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça.
A ordem também determinou o afastamento do presidente do Tribunal de Justiça do estado da Bahia, e mais outros três desembargadores, e ainda mais dois juízes, por envolvimento em esquema de venda de sentença, corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Em um trecho de sua decisão de afastar 4 desembargadores e 2 juízes na Bahia, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Og Fernandes, cita o assassinato de dois homens. O primeiro Genivaldo dos Santos Souza, denunciou o pagamento de propina de R$ 1,8 milhão à uma desembargadora , e foi assassinado.
O segundo, Otieres Batista Alves, apontado como o autor do crime de homicídio contra Genivaldo dos Santos Souza, mediante paga ou promessa de recompensa, também foi misteriosamente assassinado pouco mais de um mês depois de ter cometido o crime.