O Clube dos Oficiais da Polícia Militar da Paraíba realiza nesta terça-feira, dia 29, às 19h30 o Iº Workshop Vitimização Policial com palestras e o lançamento na Paraíba, do livro “Direito Policial” , de autoria do major Leonardo Novo, da Polícia Militar do estado do Rio de Janeiro.
O evento acontecerá no salão de eventos do COPM e faz parte da missão do Clube dos Oficiais de está sempre debatendo os temas de interesse da corporação.
“É um momento de alerta e de reflexão É um evento extraordinário, com uma temática que hoje está sendo discutido entre os companheiros nas corporações, debatido na Secretaria Nacional de Segurança Púbica, analisado no Congresso Nacional. A problemática é muito ampla e grave, não se restringindo à violência factual e visível, mas também àquela silenciosa, permanente que vai destruindo aos poucos os homens e mulheres das Polícias.”, destacou o coronel Francisco de Assis, presidente do Clube dos Oficiais da PM e BM da Paraíba.
O problema que atinge policiais militares de todos os estados do Brasil, uns mais outros menos, é o foco do evento. Na Paraíba são diversos problemas que têm vitimizado o policial militar. “Nós temos nossos policiais militares submetidos a sobrecarga de serviço desumana e que vai atingindo a saúde desses homens e mulheres, nos colocando uma uma expectativa de vida muito abaixo da média estadual. Problemas com drogas lícitas e ilícitas, desvalorização profissional com baixos salários, efetivo resumido expondo os policiais a escalas indignas, com uns até com mais de 200 horas por mês. Assim não dá mais. Chegou a hora rever isso, enquanto é tempo”, comentou coronel Francisco.
O evento terá palestras do Ten Cel Onivan Elias de Oliveira, do Cel Veterano José Walber Rufino Tavares, e do Major Leonardo Novo, encerrando a solenidade com o lançamento do livro Direito Operacional.
LIVRO DIREITO OPERACIONAL , AUTOR MAJOR LEONARDO NOVO DA PMRJ – Leonardo Novo Oliveira Andrade de Araújo é major da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com 15 anos de polícia, 10 deles dedicados ao Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e larga experiência na área operacional e de instrução, é formado em operações especiais e possui capacitação em dois dos cursos mais rigorosos: Curso de operações especiais BOPE-RJ (COEsp) e Curso de operações especiais da Polícia Nacional Colombiana (COPES), ambos reconhecidos internacionalmente.