O Blog do jornalista Lauro Jardim, de O Globo, publicou nesta sexta-feira, dia 8, que escritórios da Apex serão fechados em Cuba e Angola. A decisão está fundamentada em dados e números que comprovam a necessidade de investir corretamente e expandir em áreas promissoras.
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um serviço social autônomo, entidade de direito privado, cuja missão é promover as exportações dos produtos e serviços do Brasil, contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o país.
PUBLICAÇÃO DE O GLOBO :
Apex fecha escritórios em Cuba e Angola*
POR ATHOS MOURA 08/02/2019 18:25
A diretoria de negócios da Apex decidiu fechar dois escritórios da agência: o de Cuba, já na segunda-feira, e o de Angola. A alegação é que as unidades são deficitárias.
Sobre Cuba, um relatório assinado pela técnica Camila Orth afirma que das 4.145 empresas atendidas pela Apex, só 146 comercializam com Cuba. Dessas, apenas 49 recebem apoio do escritório no país.
Ao recomendar o fechamento do escritório, acatado pela diretora Letícia Catelani, Orth menciona que no último triênio houve queda de 37% nas exportações para Cuba, que se mantiveram no patamar de US$ 337 milhões. Enquanto isso, a despesa de manutenção da unidade foi de R$ 10,8 milhões nos últimos anos.
O escritório de Angola será fechado nos próximos dias. O relatório sobre o desempenha da unidade na África será concluído em breve.
A Apex não descarta a possibilidade de fechar outros escritórios espalhados pelo mundo.
Atualmente o Apex tem representações em: Dubai, Miami, Bogotá, Pequim, Bruxelas e Moscou. Em São Francisco e Xangai não há escritórios, mas um funcionário em cada cidade para atuar em nome da agência.