Nenhum governador elevou tanto os impostos na Paraíba. Ricardo Coutinho deixará o Governo na próxima segunda-feira, dia 31, com a marca de ter sido o governante que impôs aos paraibanos os maiores aumentos de tributos na história. Contas de água subiram 132%, ICMS de energia elétrica subiu de 15% para 27%, IPVA aumentou 25%, criação de taxa de 0,03 centavos por cada nota fiscal emitida, ICMS na gasolina saiu de 25% para 29%, entre outros serviços e produtos que ficaram mais caros para o consumidor.
Mas a 4 dias de deixar a Granja Santana, onde teve todas as contas pagas, incluindo alimentação, lagosta, camarão, bebidas, tv por assinatura, telefone, tudo por conta do contribuinte, o governador encaminha à Assembleia Legislativa da Paraíba, projeto de aumento do ICMS de 18 produtos e serviços, entre os quais elevação do imposto na venda de automóveis. O argumento é de que é produto para ricos, mas ele não imaginou que a alíquota de 14% será a mais alta do Brasil, afugentará os clientes que irão comprar em outros estados, gerando queda nas vendas e desemprego.
O Governo esqueceu de que o ramo de comércio de carros novos gera em torno de 30 mil empregos diretos e indiretos que aquecem a economia local. Esses trabalhadores pagam energia, água, telefone, combustível, e tudo isso impulsiona a receita do estado através de ICMS, taxas e outros tipos de tributos.
É lógico que ao saber que em outros estados o ICMS na venda de automóveis é de 7% e na Paraíba passará a 14%, o consumidor vai pesquisar preços lá fora e vai comprar o que dê uma economia. Isso será terrível para o setor do mercado de automóveis na Paraíba, pois a queda nas vendas gerará inevitável desemprego, o que é ruim para as famílias e para o próprio estado.
O projeto de lei 2033/18 do Governo do Estado, segundo informações tem como relator o próprio líder do Governo, Hervázio Bezerra (PSB) que deverá levar a votação na Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta quinta-feira, dia 27.
VEJA ABAIXO O QUE O GOVERNO CAMPEÃO DE AUMENTOS CONSEGUIU :
- Aumento constas de água em 132%,
- ICMS na energia elétrica passou de 15% para 27%
- ICMS de serviço de TV por assinatura, passou de 10% para 15%
- Reajustou o IPVA em 25% ( era 2,0% passou a 2,5 %)
- Criou a taxa de 0,03 centavos por cada nota fiscal emitida
- ICMS nas operações de comunicação de 25% para 28%
- ICMS nas operações e prestações internas e na importação de bens e mercadorias de 17% para 18%
- ICMS nas operações com gasolina de 25% para 27% + 2% do Funcep, totalizando 29%
Só em oito anos o governador Ricardo Coutinho entre para a história de ter sido o campeão de aumentar as constas de água. Veja tabela abaixo :