Blog do Marcelo José
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Marcelo José
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Cidades

MPF anuncia que vai recorrer da decisão que negou suspensão de entrega de cheques do Empreender nas plenárias do Orçamento Democrático na PB

23 de fevereiro de 2018
MPF entende que ex-prefeito de São Bento deve responder processo por dispensa irregular de licitação

O Ministério Público Federal já informou que vai recorrer da decisão do corregedor eleitoral, em exercício, do TRE, o juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior,  que indeferiu pedido do MPF para suspender o Programa Empreender e as plenárias do Orçamento Democrático até a data de desincompatibilização ( 07 de abril).  A Ação pede ainda que em caso mantidas as etapas do Orçamento Democrático 2018, para que sejam suspensas as entregas de benefícios e materiais diversos e a concessão de créditos do programa Empreender-PB durante o ODE.

De acordo com o magistrado, os programas institucionais não estão proibidos pelo fato de ser um ano eleitoral, além de tratarem-se de programas que já vinha sendo realizados no estado. O juiz Antônio Carneiro lembrou ainda que  “estarmos a mais de sete meses da eleição, quando ainda não há sequer candidato escolhido em convenção”.

A medida do MPF busca evitar a continuidade do uso promocional das plenárias do Orçamento Democrático 2018 em favor de notório pré-candidato ao cargo de governador da Paraíba. A ação foi ajuizada na quarta-feira, 21 de fevereiro de 2017, e teve negado o pedido de liminar.

Na ação, o MPF destacou o uso indevido dos programas e da própria estrutura da administração pública, com discursos frisando a necessidade de se manter a continuidade das realizações promovidas pelo atual governo e a promoção do atual representante da Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, e notório pré-candidato, nos eventos que estão sendo realizados.

Nas plenárias do ODE já realizadas, ao ser anunciado pelo governador, o secretário é definido, por exemplo, como “o melhor quadro da administração pública existente no Estado da Paraíba” e “o melhor quadro administrativo que a Paraíba gerou”. O governador também destacou, durante os eventos, a necessidade da continuidade da atual gestão: “quem pode garantir o orçamento democrático para o futuro não sou eu. Só quem pode garantir é o povo. Vocês sabem qual é a fórmula. A fórmula é não permitir que aqueles que não apostam na participação popular tomem os espaços daqueles que construíram toda essa coisa maravilhosa”.

Para o MPF, os fatos podem impactar o cenário político e eleitoral favorecendo o candidato aliado do governo, gerando desequilíbrio na disputa eleitoral de 2018.

“A maciça presença dos gestores do Estado na entrega de materiais, na liberação de créditos, na autorização de obras e serviços e na divulgação de realizações [durante o ODE] já evidencia, por si só, a figura do gestor público, o que é natural”, afirma o Ministério Público na ação. No entanto, o discurso adotado “inequivocamente favorece o político aliado do governo que disputará as eleições, consubstanciando-se em evidente uso da máquina pública de forma a desequilibrar as eleições”, aponta o MPF.

Na ação, o Ministério Público destaca que não se discute a legitimidade e a finalidade dos programas institucionais em execução e nem o discurso e a atividade político-partidária em si, não sendo o MPF contrário ao Orçamento Democrático, ao Empreender e a qualquer programa devidamente instituído, mas ao “uso dos referidos programas e eventos para a promoção de notório pré-candidato”, o que pode configurar abuso de poder político e conduta vedada previstos na lei eleitoral

Leia a petição inicial.

Ação inibitória nº 0600012-12.2018.6.15.0000

Post Anterior

MP denuncia prefeito de Patos e esposa por crime de responsabilidade. Primeira dama utilizava carro da Prefeitura para ir trabalhar em Cacimbas

Próximo Post

Prefeitura de Patos emite nota sobre denúncia contra prefeito e primeira dama, e diz que fatos serão esclarecidos

Próximo Post
MP denuncia prefeito de Patos e esposa por crime de responsabilidade. Primeira dama utilizava carro da Prefeitura para ir trabalhar em Cacimbas

Prefeitura de Patos emite nota sobre denúncia contra prefeito e primeira dama, e diz que fatos serão esclarecidos

Justiça suspende audiências de processos do Governo contra policiais civis por terem reivindicado dignidade salarial na PB

Justiça suspende audiências de processos do Governo contra policiais civis por terem reivindicado dignidade salarial na PB

Sem conteúdo disponível
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Início
  • Política
  • Economia
  • Contato

© 2021 Todos os direitos reservados | Desenvolvido por AtivaWeb