Estudantes da Paraíba estão organizando para a próxima sexta-feira, dia 28, às 16h no busto de Tamandaré, na orla da Capital paraibana.
As organizadoras do protesto, estudantes, Dandara Oliveira e Gabriela Barbosa, estão convidando os jovens que se submeteram as provas.
“O movimento começou por causa da indignação dos estudantes acerca do vazamento de questões de Enem 2025, embora a reivindicação não seja apenas a anulação do Enem. A partir do protesto esperamos trazer maior visibilidade para essa questão e garantir a responsabilização dos envolvidos”, diz nota da organização do evento nesta sexta-feira, dia 28, às 16h no busto de Tamandaré.
ESTUDANTES REPUDIAM FALA DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
As estudantes paraibanas também criticam a fala do ministro da Educação, Camilo Santana , que tratou as graves irregularidades com ruídos nas redes sociais.
“O que ocorreu foi que houve ruídos em rede social. E eu determinei ao Inep, de imediato, quando tomei o conhecimento, que apurasse e tomasse as medidas cabíveis”, disse o ministro.
INEP RECONHECE DIVULGAÇÃO ANTECIPADA DE QUESTÕES –
“O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais cedo, informou que teve relatos de uma possível antecipação de questões similares às do Enem.
Santana ressaltou que a anulação leva em conta garantir que nenhum candidato fosse prejudicado. “O Inep anulou, mas continuam valendo todos os outros 87 itens e também a redação”.
As investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da Polícia Federal, porque as provas são serviço federal, de interesse público. O Enem é coordenado pelo Inep, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
OPERAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL CUMPRE MANDADO NO CEARÁ
A Polícia Federal deflagrou no último domingo a Operação Profeta, com o cumprimento de mandado de busca e apreensão no Ceará, expedido pela Justiça Federal, para apurar possível prática do crime de fraude em certame de interesse público. A ação teve como foco a suposta divulgação antecipada de conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2025.
A investigação teve início após o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação, detectar a publicação de vídeo em plataforma digital contendo questões com similaridade substancial àquelas aplicadas na prova oficial. O conteúdo foi divulgado antes da data prevista para o exame.
A atuação da Polícia Federal visa esclarecer os fatos, apurar possíveis ilícitos, identificar os responsáveis pela obtenção dos dados e divulgação indevida, bem como possíveis conexões com outros delitos.
ESTUDANTES PARTICIPAM DO PROGRAMA A VOZ DA PARAÍBA NESTA QUARTA-FEIRA
As estudantes Dandara Oliveira e Gabriela Barbosa que estão organizando o protesto na próxima sexta-feira, às 16h no Busto Tamandaré, na orla de João Pessoa, participam nesta quarta-feira, dia 26, do Programa A Voz da Paraíba, na Rádio 100.5 FM Líder, que vai ao ar no horário entre 12h e 14h, com apresentação dos jornalistas Marcelo José, Carlos Magno e Ivandro Oliveira.

