O professor, historiador e escritor Fernando Dutra Barbosa da Silva, lançará no próximo dia 9 de outubro, no Núcleo de Arte e Cultura, em Santa Rita, o seu livro , “Das Obrigações do Poder : Santa Rita, Poder, Administração e Segurança Púbica durante a Interventoria Argemiro de Figueiredo 1937 / 1940”.
Nesta sexta-feira, dia 26, o escritor, que reside em Santa Rita desde os 6 meses de idade, durante entrevista ao Programa “A Voz da Paraíba”, falou sobre a obra que traz um resgate da Interventoria de Argemiro de Figueiredo, de 1937 a 1940, focando a cidade de Santa Rita enquanto poder nesse período histórico.
Durante a entrevista o professor e historiador Fernando Dutra agradeceu ao espaço no programa A Voz da Paraíba, na rádio 100.5 FM Líder, e falou sobre trechos e curiosidades trazidas no livro que terá seu lançamento na próxima semana.
Após a entrevista o professor Fernando Dutra presentou com o seu livro, Estefânia Maroja, Rachel Maroja, Gilvan Freire a equipe da 100.5 FM Líder, Marcelo José, apresentador do programa A Voz da Paraíba, Welington Sousa e Gleydson Pessoa.
Em dado momento o professor Fernando Dutra pediu licença a todos presentes no estúdio para fazer um registro de gratidão a Estefânia Maroja e Rachel Maroja, pelo apoio que o ex-prefeito de Santa Rita, Severino Maroja, deu ao pai do escritor, seu “Barbosa Garçom”, figura querida e atenciosa no mister de servir os clientes em bares, restaurantes e eventos importantes da cidade.
“Eu quero fazer aqui um pleito de gratidão, aproveitando as presenças de Rachel Maroja e a deputada Estefânia Maroja. Quando papai ficou doente, e seu Severino Maroja, estava como prefeito da cidade, não esqueceu dele. Colocou à disposição dele um fisioterapeuta, que ia fazer fisioterapia lá em casa. Ele estava sofrendo após um AVC hemorrágico devastador, e a administração de Severino Maroja mandava fisioterapeuta e ainda ajudava na compra das fraldas geriátricas. Então eu quero fazer aqui um registro de gratidão, nas pessoas de Estefânia Maroja e de Rachel Maroja, o que a família fez por papai”, disse o escritor Fernando Dutra.
SEU BARBOSA GARÇOM – Manoel Barbosa da Silva criou os filhos com sua profissão de garçom, mais que isso, pela cordialidade e carisma, conquistou amizade com figuras importantes na cidade, tornando-se amigo, a exemplo do ex-prefeito Severino Maroja. Nascido em Pilar, seu “Barbosa Garçom” casou com dona Maria Eunice, nascida em Pedras de Fogo. Foi em Santa Rita onde o casal se estabeleceu e criou os oito filhos.
SEIS IRMÃOS MILITARES – Dois oito filhos de “Seu Barbosa Garçom” e dona Maria Eunice, seis seguiram carreira militar, sendo cinco na Polícia Militar da Paraíba, e um no Exército Brasileiro. São eles : Cel PM Dutra, Major PM Dutra, Sargento PM Pedro Dutra, Sargento PM Paulo Dutra, Sargento PM José Dutra e subtenente do Exército Brasileiro, Fábio Dutra. Os outros dois filhos da família são Mônica Dutra e o professor e escritor Fernando Dutra.