O sábado foi mais um dia daqueles inesquecíveis para pais , crianças, adolescentes , professores de natação e diretores do Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba.
A Avaliação das Escolinhas de Base do Clube dos Oficiais, que hoje possui atletas na seleção brasileira, revela os cuidados da equipe do COPM e o orgulho dos pais em ver seus filhos vencendo etapas e mudando de patamar nas piscinas.
HASTEAMENTO DOS PAVILHÕES – A abertura do evento foi marcada pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado da Paraíba e do Clube dos Oficiais.
O coronel Francisco de Assis, presidente do Clube, acompanhou os oficiais convidados para o hasteamento dos pavilhões, o tenente coronel Thiago, do Corpo de Bombeiros, o tenente coronel PM Bruno e o major PM Igor Medeiros.
A Banda do Corpo de Bombeiros abrilhantou o evento realizado na área do parque aquático na sede do Clube dos Oficiais em João Pessoa, que fica na avenida governador Flávio Ribeiro Coutinho, no bairro do Aeroclube.
A Banda do Corpo de Bombeiros , além da execução do hino nacional brasileiro, também executou diversas músicas durante a apresentação dos alunos das Escolinhas de Natação do COPM.
As diversas equipes, desde as das crianças pequenas e os primeiros contatos com a água, até a chegada ao time de competição, foram identificadas através das cores ( bronze, prata, vermelha, amarela, verde e azul).
COORDENAÇÃO GERAL – A Coordenação geral do evento é do coronel Francisco de Assis, presidente do Clube, e a equipe de natação tem como coordenação a professora Lígia Campos, e os professores Josyane De Pase, Cibele Beatriz, Wictor Marques, Maria Luiza e Stephano.
MENSAGEM DO PRESIDENTE CORONEL FRANCISCO – Logo após a execução do hino brasileiro e do hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado da Paraíba e do Clube dos Oficiais, o presidente do Clube, coronel Francisco de Assis, abriu o evento com uma mensagem aos pais, alunos e professores da Escolinha de Natação do COPM.
AS EQUIPES
BRONZE – Nesta fase os alunos estão no processo de adaptação ao meio líquido, ampliando a sensibilidade dos membros superiores e inferiores no contato com a água. Esta é a fase onde os alunos estão adquirindo segurança , por isso a presença do material ( macarrão) e do apoio do professor(a) se fazem necessários.
- Deslocamento com macarrão fazendo bolinhas
- Pernada no Crawl com macarrão
- Estrela do mar com macarrão, e sem macarrão
PRATA – Nesta fase as crianças já apresentam uma maior segurança com relação ao meio líquido, já conseguem realizar todas as atividades sem auxílio do material.
- Flutuação (estrela do mar)
- Propulsão de pernas ( tubarão)
- Propulsão de pernas ( foguetinho)
- Movimento desordenado simulando crawl
VERMELHA – Nesta fase podemos observar que as crianças já ´possuem um maior controle da respiração no meio líquido, bem como uma maior coordenação motora na realização dos movimentos propostos na fase anterior.
- Propulsão de pernas ( tubarão)
- Propulsão de pernas ( foguetinho)
- Movimento desordenado simulando crawl (ida e volta)
AMARELA – Neste nível as crianças apresentam total adaptação dos órgãos sensoriais, boa flutuação tanto no decúbito ventral como em decúbito dorsal, apresentando também movimentos coordenados de braço e pernas no nado crawl. Nesta fase é também iniciado o trabalho pernada de costas.
- Atravessa a piscina por baido d’água
- Pernadinha do estilo costa com macarrão
- Movimentos coordenados do crawl ( ida e volta)
VERDE – Nesta fase as crianças já passaram por todas as etapas de aprendizagem dos níveis anteriores, apresentam maior resistência cardiorrespiratória e entram na fase de aperfeiçoamento técnico, onde começam a receber as instruções dos 4 estilos de nado .
- Crawl completo com respiração lateral
MEDALHA AZUL –
- Nado de 25 metros estilo crawl
EQUIPE DE COMPETIÇÃO – Durante o evento de Avaliação houve uma apresentação da equipe de competição com nadadores do Clube dos Oficiais que integram a seleção brasileira e já conquistaram bastante medalhas representando o nosso país.
O professor Stephano destacou que um dos atletas inclusive ganhou uma bolsa para uma Universidade nos Estados Unidos para onde estará viajando agora no meio do ano.
A organização do evento convidou o oficial PM Alexandre, filho do Major Alexandre Guimarães (in memorian), que já foi vice-presidente do Clube dos Oficiais e comodora do Iate Clube da Paraíba, para entregar as medalhas aos atletas da equipe de competição.
O major Alexandre Guimarães marcou sua trajetória na PM, no Clube e no Iate Clube, como conciliador, desprendido e com capacidade de construir amigos, se tornando figura de grande respeito que gozava do carinho dos companheiros de farda e das entidades e instituições as quais pertencia.