Esta semana o Botafogo da Paraíba enfrenta o Flamengo pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida seria no estádio Almeidão, em João Pessoa, na casa do Belo, na Capital da Paraíba, uma das cidades mais procuradas pelos turistas em 2025 e 2026.
Mas a SAF vendeu o jogo, segundo a imprensa por R$ 6,3 milhões, e a SAF não negou. A partida, em vez do Almeidão, em João Pessoa, será no Castelão, em São Luís, no estado do Maranhão.
A SAF ganhou, embolsou R$ 6,3 milhões da venda da partida, mais R$ 2,3 milhões da CBF – Confederação Brasileira de Futebol – por cota de participação na 3ª fase da Copa do Brasil, além de outros meios de aumentar as receitas e engordar os cofres.
Mas nessa operação financeira a cidade de João Pessoa, patrocinadora do Botafogo, saiu perdendo. Imaginem a imprensa nacional a semana inteira, desde hoje até quinta-feira, dia 1º, dia da partida, mostrando a Capital paraibana e os preparativos para o grande jogo.
Famílias do Rio de Janeiro e de outros estados já estavam comprando pacotes de turismo para vir para o jogo e ganhar de brinde um final de semana inteiro, com direito a feriadão, em João Pessoa, uma das cidades mais procuradas pelos turistas no país.
Imaginem o quanto iriam ganhar os hotéis, restaurantes, bares, empresas de passeios turísticos ao litoral Sul, piscinas naturais do Seixas, Picãozinho e Areia Vermelha, entre outros diversos pontos .
No mundo moderno, numa competitividade cada vez maior, as cidades aproveitam esses eventos para mostrar sua força na acolhida, hospitalidade, beleza e culinária. E isso nossa já tem tradição de encantar quem aqui chega.
Perdemos a oportunidade de passarmos uma semana com jornalistas do Brasil inteiro mostrando e dando depoimentos sobre a Capital do Botafogo da Paraíba, local do jogo entre o Belo e o poderoso time do Flamengo pela fase da Copa do Brasil.
O patrocínio da Prefeitura de João Pessoa, entre os diversos meios de retorno, esse seria um deles, a promoção da cidade no país, em jogos e competições nacionais e enfrentando grandes clubes nacionais.
Em fevereiro de 1999 o Botafogo da Paraíba lotou o estádio Almeidão, com 35 mil torcedores, que assistiram uma inesquecível partida de futebol. O Belo de Betinho, Vivi, Marcelo Santos, Raminho, Normando, entre outras feras, enfrentando o Flamengo de Romário, Athirson, Beto e outros craques. O jogo terminou em 3 x 3. No jogo de volta transmitimos no Maracanã, Flamengo 2 x 1 Botafogo-PB. A diretoria da época não precisou vender o jogo.
Com a venda do jogo para São Luís, no Maranhão, o elenco também vai ter mais desgaste, pois a logística vai alterar. O time vai ter que viajar a São Luís para o compromisso pela Copa do Brasil na quinta-feira, dia 1º, e depois a São Paulo onde enfrentará o Guarani no domingo, pela Série C do Brasileiro.
A chegada dos investidores da SAF trouxe um bom astral a torcida, mas vejo que houve uma falha que pode custar caro no futuro. A venda do jogo pode ficar na memória como uma falta de respeito a cidade de João Pessoa, terra e patrocinadora do clube, e com os torcedores do Belo, seu maior patrimônio.
Pra quem dizia que time grande não vendia jogo, e os mais importantes seriam os torcedores e a cidade, tirar o jogo de João Pessoa, foi um terrível gol contra.
Por Marcelo José
Jornalista/advogado
Cronista esportivo desde abril de 1991