O procurador-geral de Justiça empossou, nesta sexta-feira (17/01), dez promotores de Justiça que foram promovidos para cargos da entrância inicial e uma promotora foi promovida para a entrância final. O ato é decorrente da intensa movimentação da carreira que tem sido verificada no Ministério Público da Paraíba (MPPB), nesta gestão. Os empossados ingressaram na instituição há menos de dois anos como promotores substitutos e foram promovidos nesse curto espaço de tempo. A posse aconteceu no gabinete do PGJ, na sede do MPPB, na capital.
Os empossados são: Wander Diógenes de Souza (2º promotor de Justiça de Pombal), Vanessa Bernucci Pistelli (2º cargo de Piancó), Nathália Ferreira Corez (1º cargo de Cuité, Maria Eduarda Carvalho Nepomuceno Uchôa (1º cargo de Monteiro), Ellen Cristina Veras de Araújo Ximenes (2º cargo de Monteiro), Ernani Neves Rezende (1º cargo de Piancó), Rafael Garcia Teixeira (2º cargo de Cuité), Patrícia Napoleão de Oliveira (2º cargo de Pombal), Yuri Givago Araújo Rodrigues (promotor de Juazeirinho). Charles Duanne Casimiro de Oliveira (promotor de Soledade); e Bruna Marcela Nóbrega Barbosa Lima (1º cargo de Catolé do Rocha).
Acompanharam o ato, a 1ª procuradora-geral de Justiça, Vasti Clea Marinho da Costa Lopes; o corregedor-geral, Francisco Antônio de Sarmento Vieira; o subcorregedor-geral, Aristóteles Santana; o ouvidor, José Guilherme Lemos; o procurador Glauberto Bezerra; os promotores Alexandre Jorge Nóbrega, Lúcio Mendes e Amadeus Lopes Ferreira; a presidente da Associação Paraibana do MP, Adriana de França Campos; servidores da instituição e familiares dos empossados.
O termo de posse foi lido pelo secretário-geral em exercício, Eduardo de Freitas Torres, e assinado pelo PGJ e pelos empossados.
Marcas históricas
O procurador-geral falou sobre as medidas administrativas e financeiras que foram tomadas desde o início da gestão que propiciaram uma movimentação mais rápida na carreira do MPPB, a exemplo dos planos de aposentadoria incentivada. Essas possibilitaram que ele nomeasse 20 promotores do 15º Concurso de Ingresso que se juntaram aos 10 que já haviam sido nomeados na gestão anterior. Além disso, ele anunciou que, com a posse dos 10 promotores na entrância inicial, oito novos promotores substitutos serão nomeados nesta sexta-feira (17/01) e tomarão posse no dia 31 de janeiro. Afirmou ainda que pretende nomear todos os remanescentes do concurso até o final da sua gestão.
O PGJ destacou que os 10 promotores são os primeiros a serem promovidos para a entrância inicial e que a promotora Bruna Marcela é a primeira pessoa a ser promovida para a entrância final, após a modificação na legislação. Também relembrou a trajetória de cada um dentro do MPPB e colocou a administração à disposição de todos eles. “Parabenizo a todos vocês pela promoção e isso traz um novo ânimo. Obrigado por confiarem no MPPB, por estarem aqui. Ainda temos pouco mais de sete meses de gestão. Contem comigo incondicionalmente. Aqui nós fazemos tudo juntos”.
Um registro para a história
A procuradora Vasti Lopes destacou o momento de comemoração na instituição. “Nos últimos meses, foram muitas posses, muitas ascensões e muita festa. Alguns não conhecem os bastidores, a luta que foi para chegarmos até aqui hoje. Foi um processo difícil e aqueles que presenciaram têm a obrigação de registrar. E eu faço questão disso porque foi um processo que culminou e culmina com muita alegria. Foram muitas pedras, muitas dificuldades, uma caminhada cheia de obstáculos que o nosso procurador-geral assumiu com muita obstinação, com muita resistência. E, sobretudo, com muito amor ao Ministério Público, muito diálogo, busca do consenso e sofrimento pessoal. Então, eu, como testemunha, tenho obrigação de dizer que toda essa evolução, esse andar célere que a nossa carreira teve, tem um responsável maior que o nosso procurador-geral, e isso deve ficar registrado para a história de nossa instituição”, frisou.
Mais um capítulo da história
O corregedor-geral também se colocou como testemunha dos avanços. “Também ocorreu uma mudança de paradigma nos últimos tempos. Não existe mais aquele procurador-geral de cara feia, que para falar com ele é preciso pedir uma audiência, ter paciência de esperar. Isso acabou. E quero dizer a todos vocês, que agora estão, na verdade, iniciando mais um capítulo que vocês estão construindo, que começou no concurso, depois veio a nomeação, o trabalho nas promotorias. Até os casos em que vocês trabalharam, isso se constitui como história. Uma história pessoal de cada um de vocês dentro da instituição do Ministério Público. E agora, neste momento, vocês estão começando a escrever mais um capítulo importantíssimo nessa história. E eu quero apenas desejar que continuem escrevendo essa história com letras graúdas, com muito zelo, lembrando sempre dos mais necessitados. E podem contar com a Corregedoria nessa caminhada”, disponibilizou-se.
Momento importante para todos
O ouvidor do MPPB, Guilherme Lemos também parabenizou os empossados, ressaltando as diversas origens dele. “O momento de hoje é de muita felicidade, porque estão sendo promovidos 11 colegas. Temos aqui pessoas que vieram de outros estados, como Ceará, Minas, Brasília, São Paulo e Rio Grande do Norte e seis paraibanos. Um fato interessante é que são seis mulheres e cinco homens. Esse momento é muito importante para vocês. Aqui especialmente tem um detalhe: Marcela conseguiu um feito espetacular, em três anos três anos já está no final na entrância final, sendo a primeira mulher. Então se sintam abraçados, parabenizados e que vocês sejam felizes onde estiverem, no Sertão, do Seridó, no Agreste, no Brejo ou no litoral. Sejam muito bem sucedidos“, afirmou.
A APMP de porta aberta
Já a presidenta da APMP, Adriana França, destacou que o 15º concurso, que é o dos promovidos, era especialmente importante para ela, pois por meio dele sua filha (Larissa França) ingressou na instituição “Então, quero parabenizar a cada um de vocês por essa promoção. Alguns vão continuar com as mesmas atribuições, outros mudam. E toda vez que a gente muda de uma atribuição, é sempre um estímulo novo, é sempre um novo desafio, mas eu desejo que continuem com muito sucesso, que honrem o nome do Ministério Público em cada promotoria, que sirva à sociedade, que é o mais importante da nossa função. E dizer também que nós, da Associação Paraibana do Ministério Público, estaremos sempre de porta aberta para vocês”, disse.
Impressão dos empossados
Os 11 promotores empossados – que foram promovidos pelo Conselho Superior durante a 21ª e última sessão ordinária do colegiado em 2024 e na primeira sessão extraordinária de 2025 – fizeram discursos semelhantes, destacando a alegria do momento compartilhado; a certeza da responsabilidade ainda mais aumentada. Eles também foram unânimes em destacar o esforço do procurador-geral para a movimentação da carreira, sem o qual não poderiam estar vivendo essa promoção em tão pouco tempo. Como muitos vieram de outro Estado, também destacaram o acolhimento recebido pelo povo paraibano nas promotorias pelas quais passaram e também pelos membros e servidores da instituição. Eles lembraram ainda o caminho trilhado desde a época do concurso para ingresso no MPPB e agradeceram a Deus, aos familiares e a instituição pelo suporte dado para eles chegarem até a este momento. Também renovaram o compromisso assumido no início de suas carreiras de defender os direitos da sociedade e continuar lutando para tornar a instituição cada vez mais forte.